A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
Se um campeonato de futebol fosse resolvido por ‘sets’, dir-se-ia que neste primeiro parcial, o Tondela teve uma performance de subida. A todos os títulos. O arranque foi feito com quatro empates e, até esta última ronda em que voltou a empatar, colecionou apenas vitórias. Este percurso permitiu ao Tondela largar os lugares de baixo da tabela classificativa e subir, passo a passo, até aos lugares que permitem o apuramento direto para a Primeira Liga. Algo que, a concretizar-se, será um regresso três anos depois da descida e após sete anos consecutivos entre os maiores do futebol luso. Completou-se agora um terço do campeonato.
Mas e no ano passado? Como andava o Tondela? Pior. E os números não mentem. Em 11 jogos, na época 2023/2024 o Tondela somou 16 pontos, menos sete do que agora. Os auriverdes ocupavam há um ano o oitavo lugar: hoje são segundos. Além de somar mais pontos em comparação com a época transata, o Tondela marca mais e sofre menos – muito menos. O Tondela marcou neste campeonato atual 25 golos e sofreu 11. No ano passado tinha tantos golos marcados como sofridos à passagem da 11ª jornada: 19.
Se este ano é o Penafiel que lidera a Segunda Liga, há um ano era o Santa Clara quem estava no topo. E para os adeptos que gostam de coincidências, se for tondelense, alegre-se. É que a esta altura estavam em lugar de subida exatamente os clubes que viriam a conseguir a subida direta e o playoff. O Santa Clara em primeiro, o Nacional em segundo e o AVS em terceiro. Dá para repetir? Se assim for, o Tondela sobe diretamente. E o Académico fica com os mesmos pontos do apurado para playoff, tendo ainda dois jogos com o Leixões – que chegaria ao playoff caso agora terminasse o campeonato – para fazer e corrigir esse pequeno (grande) detalhe.
Académico também melhor a atacar e a defender
E o Académico? Está melhor este ano? A resposta é sim. Os academistas somam no campeonato atual 18 pontos. Há um ano o Académico tomava 11 pontos e estava com a mesma pontuação do clube que iria jogar o playoff de descida. Hoje os academistas ocupam a quinta posição, de acordo com a classificação oficial da Liga Portugal. Nos golos marcados e sofridos também há melhores registos. Há um ano o Académico marcava 10 golos e sofria 14. Hoje tem 17 golos marcados e 12 sofridos.
A pausa para seleções e Taça de Portugal – competição de que Académico de Viseu e Tondela foram afastados por equipas de divisões inferiores – permite descanso até ao final do mês. O Académico abre a jornada 12 em casa contra o Leixões, na sexta-feira, 29 de novembro. Quanto ao Tondela joga também em casa, contra o Paços de Ferreira, no domingo, 1 de dezembro, feriado.