A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Estamos nas Terras do Demo que Aquilino Ribeiro esreveu e eternizou em granito, em 1919. Sem idílios campestres ou romantismos importados, Aquilino retratou este território, seu lugar de nascimento e de nostalgias infantis, com a mesma dureza dos cristais de quartzo que compõem os granitos que aqui são tudo. Mas até a rocha mais dura e granulosa tem dentro de si a fragilidade e o brilho dos seres mais maleáveis, quais micas luzidias.
Descrição do Percurso
Antes de iniciar o percurso recomenda-se uma passagem pelo Posto de Turismo, ponto de início da jornada, onde poderá encontrar alguns dos produtos que caracterizam e enriquecem esta região, além de poder adquirir um exemplar das Terras do Demo, a melhor companhia possível para uma pausa a meio caminho.
Neste primeiro troço urbano não deixe de notar a vistosa Igreja de S. Sebastião. O percurso desenvolve-se pela avenida principal, acompanhado de ciclovia, até atingir a povoação de Alhais, onde faz desvio à esquerda para visita à Igreja Paroquial e à pequena mas entusiasmante praça onde se encontra um cruzeiro e o espectacular Pelourinho de Alhais.
A jornada de acesso ao rio Paiva, que encontrará na praia fluvial da Azenha, faz-se atravessando uma frondosa mata de carvalhos, pontuada aqui e ali pela presença de pinheiros e giestas. Seguem-se cerca de 3,5 Km ao longo do rio, quase sempre sob a sombra de uma espectacular e imaculada galeria ripícola, por caminhos de pé posto. Retorna à sede concelhia pelo Circuito de Manutenção.
Rio Paiva
Nasce na Sera de Leomil, no concelho de Moimenta da Beira, e percorre cerca de 110 Km antes de encontrar as águas do Douro, em Castelo de Paiva. Apresenta grande diversidade de habitats, espécies e ecossistemas, alguns prioritários a nível europeu. Acarinhado pelas gentes dos 10 municípios que atravessa, tem desde 2010 uma ONG (S.O.S. Rio Paiva) dedicada à sua promoção sociocultural e preservação ambiental.
Pontos de Interesse
1 – Museu Arqueológico do Alto Paiva; 2 – Igreja Matriz de S. Sebastião; 3 – Igreja Paroquial de Alhais; 4 – Pelourinho e Cruzeiro de Alhais; 5 – Carvalhal; 6 – Praia Fluvial da Azenha; 7 – Rio Paiva (Poldras); 8 – Capela de St. António