A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Arranca esta segunda-feira (6 de janeiro) a Universidade Sénior de Sátão, com 59 pessoas inscritas. A iniciativa inédita pretende promover o envelhecimento ativo e saudável das pessoas com mais de 50 anos.
Segundo a Câmara de Sátão, os alunos têm idades entre os 55 e os 83 anos. Os participantes são oriundos dentro e fora do concelho. O projeto arranca na Biblioteca Municipal, onde têm lugar as aulas.
O presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz, salientou a importância da criação da Universidade Sénior, que “vem contribuir” para o envelhecimento ativo. O autarca também destacou as atividades propostas que “são benéficas para a saúde física e mental” dos participantes.
Entre as atividades previstas, estão atividades culturais, científicas, desportivas, sociais e de lazer. Entretanto, os órgãos dirigentes da Universidade Sénior já tomaram posse no último sábado (4 de janeiro). A sua estrutura organizativa é encabeçada pelo seu diretor, Joaquim Rebelo Marinho, e no Conselho Geral pela presidente Elisabete Bárbara.
A oferta formativa é assegurada por professores qualificados, garantindo a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências em múltiplas áreas teóricas e práticas.
O projeto foi anunciado em novembro de 2024 pela autarquia de Sátão, também com o objetivo de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente na garantia do acesso à educação inclusiva e na promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.