Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A freguesia do Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva, recebeu esta semana o galardão de Autarquia do Ano, em Lisboa.
A junta foi distinguida devido ao trabalho desenvolvido pela revista Burel, que retrata o quotidiano e a história daquela localidade. O presidente da autarquia, Mário Morgado, realça que a distinção foi nas categorias de Cultura e Património e de Conservação e Património e destaca o impacto positivo que a distinção traz para a freguesia.
Segundo o autarca, a revista Burel, que foi lançada há cerca de um ano, já tem dois números publicados e é editada de forma semestral.
“O terceiro número vai sair este mês. A intenção é respeitar a cultura e as gentes da freguesia e a memória das pessoas que aqui habitaram e habitam e que deram vida à freguesia. Portanto, este é um prémio que nos honra e respeita as nossas gentes”, explica. A revista é distribuída com 1.000 exemplares.
Mário Morgado lembrou que o prémio de Autarquia do Ano reflete o trabalho dedicado à história e às memórias do Touro e frisou que uma freguesia que não respeita o passado “é uma freguesia que não terá futuro”.
“Portanto, é nossa intenção com esta revista fazer algumas orientações e perspetivar os desafios do futuro e agradeço a todos os que colaboraram com a Burel, que assim permitiram a entrega desta distinção, porque foi um trabalho árduo e ‘pro bono’”, concluiu o autarca.