A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A variante Delta continua a ser detetada no distrito. Desde o último relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a nova mutação foi detetada em Mortágua e Tarouca, juntando-se aos concelhos de Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, São Pedro do Sul, Tondela, Resende e Viseu onde já tinha sido detetada.
Inicialmente associada à Índia, a variante Delta continua a ser a mais dominante em Portugal estando acima de 95 por cento em todas as regiões, sendo que no Centro atinge mesmo os 100 por cento. No Norte tem uma prevalência de 99,4 por cento; Lisboa e Vale do Tejo de 98,2; Alentejo com 96,3; Algarve com 97; nos Açores 100 e na Madeira de 95,5 por cento.
Segundo o relatório do INSA, divulgado esta terça-feira (27 de julho) até à data, foram analisadas 12.625 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 297 concelhos de Portugal.
Pode ler-se ainda que “têm vindo a ser analisadas uma média de 574 sequências por semana desde o início de junho de 2021. Estas sequências foram obtidas de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 111 concelhos por semana”.
“Entre outras variantes de interesse (VOI – variants of interest) em circulação em Portugal, destaca-se a variante/linhagem B.1.621 (detetada inicialmente na Colômbia), a qual apresentou uma frequência relativa inferior a 1% entre as semanas 24 e 28”, refere ainda o estudo.
O relatório do INSA pode ser consultado aqu.