Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Velocidade Furiosa: Viseu é “quartel general” das filmagens. CIM Dão Lafões “satisfeita” com escolha do Interior
Filmagens envolvem vários concelhos e, por isso, pasta saiu da Câmara de Viseu para a Comunidade Intermunicipal Dão Lafões. CIM será uma “entidade facilitadora”. Filmagens arrancam em breve
Viseu vai ser uma espécie de quartel general das gravações de Velocidade Furiosa. O décimo filme da trama vai ter cenas gravadas em Portugal e algumas delas na região, nomeadamente na antiga IP5, onde já foram feitos vários testes pela produção.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, confirma que foi contactado mas que passou a pasta para a Comunidade Intermunicipal (CIM) Dão Lafões, já que a rodagem das cenas envolve vários concelhos.
“Fui contactado por elementos que estão ligados ao filme e que nos informaram da possibilidade desta gravação, com cenas a acontecerem nas estradas do distrito e, curiosamente, também nos informaram da vontade de estabelecerem em Viseu uma espécie de quartel general da gravação. Como percebemos que também havia um envolvimento de outros concelhos da CIM, fizemos o contacto e promovemos uma reunião onde se estabeleceram as estratégias de uma possível comunicação e a articulação com as entidades que têm tutela sobre a rede viária”, explicou.
Fernando Ruas sublinhou ainda a satisfação em receber as filmagens de “Fast X” na região. “Ficámos muito satisfeitos com isto, achamos que é mais uma oportunidade de afirmarmos como região, de darmos a conhecer aos muitos espetadores as nossas potencialidades. Escolher este Interior do país é bom, é bom para nós todos”, disse.
O presidente da CIM Dão Lafões explicou que funcionarão como “entidade facilitadora, seja na obtenção de licenciamento para utilizar a rede viária, seja no alojamento local e na estadia da comitiva”, acrescentando que “tudo faremos para que se sintam bem”.
A produção de Velocidade Furiosa já esteve na região em vários testes, sendo um deles o IP5 que deverá ser mesmo um dos cenários escolhidos. O Jornal do Centro sabe que há ainda interesse, por parte da produção, em filmar numa autoestrada.
Sem confirmar a gravação na Penoita, no concelho de Vouzela, Fernando Ruas destacou as características daquela zona. “Quem conhece a Penoita percebe que está ali um cenário ótimo para fazer uma cena de velocidade. O cenário que dali é possível verificar seguramente que dá imagens magnificas, ainda por cima um troço que é possível vedar momentaneamente para as filmagens”, disse.
O presidente da CIM finalizou dizendo que esta era uma oportunidade que não podiam “desperdiçar”, sendo que estarão pela região mais de 600 pessoas, entre atores, produção e outros agentes ligados à trama protagonizada por Vin Diesel.
“Nós queremos gente, quanto mais melhor, sobretudo gente que faz opinião. Estaremos de portas franquiadas a colaborar, até porque é uma oportunidade única, várias regiões e concelhos gostariam de ter no seu ceio a gravação de uma série como esta e, por isso, não íamos desperdiçar a oportunidade”
Sobre o arranque das filmagens, Fernando Ruas não deu datas dizendo apenas que “está para breve”. O Jornal do Centro sabe que deverá ser dentro das próximas semanas e que deverão permanecer na região cerca de um mês. Na região Centro e Norte, as filmagens acontecem entre Viseu e Vila Real.