Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) recebeu esta semana o certificado Biosphere, tendo sido a primeira unidade do Instituto Politécnico (IPV) a obter o diploma atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável.
O Certificado Biosphere demonstra o reconhecimento de “uma caminhada iniciada em 2023 e um compromisso em continuar a trilhar este percurso cada vez mais responsável e exigente”, realça numa nota o IPV.
A ESSV, que tem dinamizado várias iniciativas voltadas para a sustentabilidade nos últimos tempos, também acolheu na quarta-feira (25 de setembro), Dia Nacional da Sustentabilidade, a Conferência “Sustentabilidade: o poder transformador do voluntariado”, onde os participantes refletiram sobre o voluntariado e a sua importância para a sustentabilidade ambiental, social, cultural e económica.
O evento ficou marcado pela divulgação do programa de Voluntariado da Universidad de Cantábria (Espanha) e “como os seus estudantes, durante o ano letivo, são envolvidos em ações de voluntariado e se tornam agentes de mudança em prol do ambiente”, acrescenta o IPV.
A Cáritas de Viseu e a Refood também apresentaram os seus casos de voluntariado em Viseu e contributos para o desenvolvimento sustentável. Durante a conferência, a ESSV assinou parcerias com estas duas instituições.
A distinção foi entregue pelo Instituto de Turismo Responsável pelo facto de a escola ter “demonstrado com sucesso o cumprimento das ações Biosphere, alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas para 2030”, realça o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
Essas ações foram baseadas num compromisso assumido no início deste ano e passaram pela criação de uma horta sustentável e de um mural para sensibilizar para a sustentabilidade global e pela realização de workshops sobre alimentação saudável e sustentável, com destaque para a valorização da proteína vegetal.
A ESSV é a primeira escola do Instituto Politécnico de Viseu a obter a certificação Biosphere. Também estão em processo de certificação as restantes unidades da instituição de ensino superior: Escola Superior de Educação, Escola Superior Agrária e as escolas de Tecnologia e Gestão de Viseu e Lamego.
O Biosphere Sustainable foi criado para “facilitar o processo de transição para a sustentabilidade a todas as sociedades do mundo, com um processo transparente que demonstra como as organizações estão a trabalhar para um futuro sustentável, facilitando assim decisões de consumo mais responsáveis”, refere o seu site.