O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
Viseu continua entre os concelhos de risco muito elevado de contágio por Covid-19. Além disso, Cinfães, Resende e São João da Pesqueira passam a figurar entre os municípios em alerta.
O anúncio foi feito esta quinta-feira (22 de julho) pelo Governo, que fez a habitual atualização semanal do risco pandémico no país.
São João da Pesqueira, Resende e Cinfães estão agora em alerta por, segundo o Governo, atingir a taxa de incidência de mais de 120 casos por 100 mil habitantes.
Já Viseu continua com uma taxa de incidência superior a, pelo menos, 240 casos.
Recorde-se que, sendo Viseu um concelho de risco muito elevado, é imposta a limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.
Os restaurantes podem funcionar até às 22h30, mas durante as sextas-feiras e os fins de semana, o acesso ao seu interior é permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de quatro pessoas por mesa no interior e de seis pessoas por mesa na esplanada.
O teletrabalho continua obrigatório quando as atividades o permitam. O acesso aos estabelecimentos de turismo e alojamento local continua a exigir o teste negativo ou o certificado digital de vacinação.
Os espetáculos culturais podem decorrer até às 22h30. Já os casamentos e batizados continuam com 25 por cento da lotação. O comércio alimentar pode funcionar até às 21h00 durante a semana e às 19h00 aos fins de semana e feriados. Já o comércio não-alimentar e os serviços encerram às 15h30 nos sábados e domingos.
Nos concelhos de risco muito elevado, é permitida a prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público, e também a prática de atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo. As lojas do cidadão têm atendimento por marcação.
Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a incidência no continente ronda agora os 421,3 casos por 100 mil habitantes. Já a taxa de transmissibilidade, mais conhecida como Rt, chega aos 1,09.
Mariana Vieira da Silva revelou que, a partir de agora, o Governo só fará a atualização da lista de concelhos. A ministra disse ainda que o ritmo de transmissão “é menor do que foi nas últimas semanas”, colocando Portugal num “vermelho menos denso” da matriz de risco.
Na próxima terça-feira (dia 27), haverá uma nova reunião no Infarmed sobre o ponto de situação pandémico do país. O Governo remete novas decisões para essa altura.