Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os agricultores dos concelhos de Viseu, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Vouzela vão receber apoios para a aquisição de tratores agrícolas e a renovação da frota.
Os subsídios são da Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), que aprovou 75 candidaturas com um montante de investimento elegível de 2,1 milhões de euros, dos quais mais de 1 milhão de euros em despesa pública.
Os apoios são dados no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que está integrado no Programa de Desenvolvimento Rural 2020.
O presidente da ADDLAP, João Paulo Gouveia, defende que os apoios agora disponibilizados contribuirão “de uma forma muito positiva” para a modernização das explorações agrícolas, o aumento da segurança dos agricultores e a eficiência energética.
O investimento na renovação do parque de tratores agrícolas abrange o território de intervenção da ADDLAP, que integra os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Vouzela e Viseu.
“No âmbito do DLBC – ADDLAP, mobilizaram-se, ao longo dos últimos 6 anos, cerca de 10 milhões de euros de investimento, que correspondem a um apoio de 6 milhões de euros num total de cerca de duas centenas de projetos”, realça a associação em comunicado.
No Agricultores do sul do distrito de Viseu recebem apoio para renovar frota de tratores, os agricultores das zonas de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Águeda viram aprovadas candidaturas que representam um investimento de 2,2 milhões de euros. Os apoios nessa região são da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Local (ADICES).