A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Música, dança, cor e muita animação fizeram a tarde de feriado municipal no Rossio, em Viseu. Centenas de pessoas juntaram-se para celebrar os costumes e tradições da região de Viseu num cortejo que reuniu 46 grupos e mais de 1300 pessoas atuaram.
Os grupos de bombos foram-se sucedendo e um a um animaram as pessoas que passavam pelo Rossio. Os pontos de partida para a praça maior da cidade de Viriato eram, também, distintos, o que permitiu que mais pessoas assistissem (até da janela!) ao espetáculo musical.
Depois, no Rossio, juntaram-se bombos, grupos folclóricos e bandas filarmónicas. Juntos e frente ao edifício da Câmara Municipal foram atuando e preenchendo a tarde de vários momentos musicais. A cor, as danças e as músicas que distingue os vários grupos coloriu a Praça do Rossio e animou quem estava no centro da cidade no feriado municipal.
O Cortejo Histórico-Etnográfico, que saiu à rua no dia de São Mateus, aliou os usos e costumes à etnografia das várias freguesias do concelho de Viseu, mostrando a riqueza dos trajes, dos sons e das letras de cada lugar.
O feriado municipal de Viseu começou a ser celebrado bem cedo com missa e procissão em honra de São Mateus. Depois, no Viseu: Presidente da Câmara deixa críticas ao Governo em dia de feriado municipal . Durante a tarde houve música e dança populares. A Feira de São Mateus também termina hoje, quinta-feira. Pelas dez da noite sobe ao palco o cantor Matay.