A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Viseu será o palco da discussão sobre segurança em eventos desportivos, em outubro. A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu recebe um congresso organizado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), nos dias 13 e 14.
Rodrigo Cavaleiro, presidente da APCVD refere que o evento é “uma evolução das jornadas anuais” que o organismo promove. “É um evento para a formação dos quadros da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto. Desde o ano passado, quando abrimos as portas para o público em geral, tornou-se um evento que pretende capacitar e dar novos conhecimentos para o público alvo para o qual trabalhamos. Desde os gestores de segurança, assistentes de recinto desportivo, técnicos municipais de desporto, no fundo, todas as pessoas que tenham trabalho desenvolvido na área dos eventos desportivos”, concretiza o responsável.
Cavaleiro refere que será dada este ano “uma dimensão internacional ao evento”. “Para além das parcerias locais que estabelecemos, teremos presenças muito importantes como é o caso da FIFA, em que um dos oradores já confirmados é o diretor de segurança da FIFA, o alemão Helmut Spahn”, revela.
Em Viseu vão estar elementos da UEFA, especialistas de renome internacional, como o presidente do Comité da Convenção sobre a Segurança dos Espetáculos Desportivos do Conselho da Europa, Adrian Dinca.
O objetivo é que sejam trocadas experiências e metodologias para promover a segurança e o bem estar de todos os que estão e querem vir a estar no desporto: adeptos e intervenientes do jogo.
“Queremos que os painéis que estamos a preparar sejam uma montra e uma janela para boas práticas, novas ideias, que inspirem os profissionais e sejam depois aplicadas na atividade profissional. No fundo queremos que nos ajudem, cada um na sua área de responsabilidade, a fazer a transformação no desporto, que tanto pretendemos”, afirma Rodrigo Cavaleiro.
“O que pretendemos é que os espetáculos desportivos sejam cada vez mais seguros e acolhedores para os adeptos”, resume.
No encerramento das jornadas da APCVD, em 2022, o presidente do organismo, Rodrigo Cavaleiro Viseu vai receber evento internacional sobre combate à violência no desporto que vai mesmo acontecer em outubro.