A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Viseu, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu Visprof, arranca esta terça-feira (20 de julho) o Fórum Viseu Educa com cerca de 800 participantes. A iniciativa vai decorrer até quinta-feira (dia 22).
João Couvaneiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, e Paulo Louro, da coordenação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), são alguns dos oradores que se destacam na programação para o primeiro dia do fórum.
Agora em formato digital, o evento deste ano, realizado no âmbito do programa municipal Viseu Educa, é dedicado ao conceito de “cidade educadora” e conta com a participação de oradores nacionais e internacionais.
Na primeira sessão, será abordada a visão holística de programas de literacia ambiental na região de Viseu, contando com a participação da CIM Viseu Dão Lafões, de Cristina Brasete, vereadora da Educação da Câmara, e autarcas das freguesias de Viseu e Campo que irão representar a comunidades das 14 Eco-Escolas.
Já no dia seguinte (quarta-feira, dia 21), o Fórum irá dedicar-se à informação e ao digital, sendo que ao longo do dia o evento receberá conferências para refletir e debater sobre “os ‘novos desafios’ que se impõem à educação com o digital”.
No último dia, serão “refletidas e analisadas as boas práticas em áreas como a inclusão e coesão social e a orientação e inserção laboral inclusiva”, pode ler-se em comunicado.
A vereadora da Educação na autarquia, Cristina Brasete, frisa que “o Viseu Educa é um programa educativo com vista à promoção da qualidade, inclusão e diversidade do sistema de ensino, contribuindo para a formação de toda a comunidade escolar, de alunos a docentes, encarregados de educação e todas as instituições envolvidas nas mais variadas vertentes”.
A presidente da Câmara, Conceição Azevedo, também destaca a importância do programa para a melhoria de indicadores “entre 2017 e 2019, a percentagem de percursos diretos de sucesso no ensino secundário foi de 58 por cento, e no 3º ciclo de 60 por cento, o que coloca Viseu no segundo e terceiro lugar, respetivamente, do ranking nacional”.
“Já o insucesso escolar no ensino básico diminuiu mais de 50 por cento, de 7,8 por cento para 3,4 por cento”, acrescenta a autarca.
O evento tem o apoio da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que integra mais de 500 cidades de todo o mundo, das quais Viseu, comprometidas com a Carta das Cidades Educadoras.