Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
As Obras Sociais de Viseu já arrancaram com o novo projeto social CLDS 5G Viseu Plural: Itinerários Inclusivos. A iniciativa, desenvolvida pela instituição, quer reforçar a inclusão social e a capacitação da comunidade, dando continuidade ao trabalho feito nas edições anteriores do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).
O Viseu Plural prevê a realização de 14 ações de intervenção de proximidade e estruturadas em áreas como cuidados comunitários, diversidade cultural, apoio a migrantes e intervenção em situações de emergência social, com os objetivos de apoiar grupos vulneráveis e promover a inclusão.
Entre as iniciativas do plano de ação, destacam-se a rede de apoio a cuidadores informais e pessoas cuidadas “Comunidade Mais Cuidadora”, o bienal de identidades comunitárias performativas “Mais Identidade(s)” (envolvendo famílias vulneráveis em atividades artísticas), a plataforma digital “Pessoas Como Nós” (voltada para a integração de migrantes) e os “Itinerários Mais Inclusivos”, que promovem ações de sensibilização para situações de sem-abrigo.
“Destacamos a abordagem multissectorial deste plano, com foco na arte e na cultura, porque acreditamos na arte como ferramenta de transformação social, capaz de unir comunidades, de gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida e bem-estar”, sublinham as Obras Sociais.
A instituição – que foi responsável pela coordenação dos anteriores projetos CLDS 3G Viseu Igual e CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo – é agora a entidade coordenadora local de parceria do projeto promovido pela Câmara de Viseu.
Em comunicado, as Obras Sociais destacam os “resultados positivos” alcançados na capacitação de famílias e no fortalecimento da rede social local. “A colaboração dos parceiros tem sido fundamental para promover uma comunidade mais inclusiva e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos”, acrescenta a instituição.
O Viseu Plural também já instalou a sua sede no Centro Comercial Académico, na loja AT do primeiro andar. Os CLDS visam promover a inclusão social dos cidadãos e combater a pobreza e a exclusão social.