Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
Antes de começar a renovação de qualquer divisão na sua casa, é…
Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
Viseu é a “capital mundial do queijo” de 15 a 17 de novembro. Os World Cheese Awards, conhecidos como os “Óscares do Queijo”, realizam-se pela primeira vez em Portugal. O Pavilhão Multiusos de Viseu foi o local escolhido para acolher a maior competição mundial de queijos, onde será decidido qual o melhor queijo do mundo.
O evento na cidade-jardim já fez história ao registar a maior participação de queijos de sempre, com um total de 4784 queijos inscritos para competir. Portugal está também representando, com a maior representação de sempre, com 182 candidatos na luta pelo prémio de melhor queijo do mundo.
A programação do evento inclui um Summit de Queijos e um Festival Gastronômico, com entrada gratuita ao público. Haverá também sessões de showcooking com chefs nacionais e música ao vivo.
O evento abre portas na sexta-feira, dia 15 de novembro, às 9h30 seguindo pela cerimónia de apresentação do júri. O concurso inicia às 10h15, com os queijos a serem distribuídos por várias mesas, onde são avaliados por pequenos grupos. Os melhores queijos seguem para a fase final, onde serão novamente avaliados. O anúncio dos vencedores será no final do dia, por volta das 17h00.
A programação de sábado e domingo, 16 e 17 de novembro, será similar. Às 10h00 e às 14h00, haverá degustações dos melhores queijos do mundo, conduzidas por membros do júri e limitadas a grupos pequenos, com necessidade de inscrição prévia. Ao longo do dia, das 10h00 às 22h00, uma tenda exterior estará aberta com uma feira de produtores regionais, onde os visitantes podem desfrutar degustações de queijo e provas de vinho. A programação encerra com uma After Party, ao som do DJ Wilson Honrado.
O público pode degustar dos queijos de forma gratuita ou participar em provas de degustação dos melhores e mais exclusivos queijos do mundo, com acompanhamento de um especialista mundial, que fará comentários durante a prova para ajudar na explicação detalhada de cada queijo. Estas provas comentadas por especialistas, exigem de inscrição e têm a duração de 30 minutos, com o valor de 10 euros por pessoa.
O World Cheese Awards é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu os maiores produtores e afinadores mundiais em competição pelo “paladar exigente de um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades”.