A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Regimento de Infantaria Nº14 (RI14), em Viseu, recebeu hoje a cerimónia de tomada de posse do novo comandante, Coronel José Manuel Figueiredo Moreira. Nos últimos dois anos, o regimento foi comandado pelo Coronel José Manuel dos Santos Sá.
Aos jornalistas, o novo comandante deixou largos elogios ao Regimento que agora vai assumir.
“É um dos melhores regimentos do Exército Português. Um regimento que tem a responsabilidade de preparar um batalhão mecanizado de rodas, que é muitas vezes empregue ao nível da NATO. Militares com rigor, bem disciplinados e nessa parte tenho a tarefa facilitada porque, como disse, é um dos melhores”, salientou.
Assegurar a constante prontidão dos militares é o grande objetivo, durante o seu comando, e lembrou que a qualquer momento podem surgir desafios.
“A minha expectativa é continuar o trabalho desenvolvido e preparar este regimento e os militares para estarem prontos face aos nossos desafios num futuro breve. Sabemos como está a situação a nível mundial, as incertezas que existem. No meu comando, a minha preocupação é que os militares estejam permanentemente preparados para cumprir a missão atribuída ao Exército, às Forças Armadas, que é cooperar na segurança internacional”, garantiu.
O novo comandante destacou também a ligação do regimento à cidade, em especial à população em situações de socorro.
“Este regimento identifica-se com a região, está nesta cidade há cerca de 180 anos. Para além da necessidade de aprontar forças que contribuem para a segurança internacional e para os nossos compromissos nas organizações internacionais, na região de Viseu sabemos que há um apoio militar em emergências civis. Sobretudo na época de incêndios, estes militares têm dado um grande contributo no apoio à Proteção Civil e bombeiros locais. Sei que existe uma forte cooperação entre as várias entidades, como autarquia ou forças de segurança, e a ideia é dar continuidade a esse trabalho e fortalecer esses laços”, concluiu.
3ª força destacada para a Roménia sai de Viseu no próximo ano
Depois de ter sido palco do aprontamento da 1ª Força destacada para a Roménia, o RI14 está agora a preparar a 3ª força que deverá sair de Viseu em maio do próximo ano.
“Estamos a fazer o aprontamento. O grosso desta força não é do RI14, mas tem elementos do RI14. Já estão numa fase avançada do treino mas, até abril, é preciso garantir que ao serem projetados vão com todas as capacidades, treino e condições para fazerem a missão, que tem sido louvada pela NATO”, explicou o novo comandante.
O aprontamento desta força é um dos objetivos do regimento, como destacou o comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro-General Nuno Manuel Mendes Farinha. Durante a sua intervenção mencionou ainda “o aprofundamento da cultura da segurança, uma área fundamental e de permanente preocupação”.
“A segurança das pessoas, dos equipamentos e materiais, da informação e das instalações devem ser uma prioridade permanente, pois só com este requisito alcançado estaremos em condições de cumprir cabalmente as restantes tarefas”, disse, destacado também a “manutenção da prontidão operacional, neste caso, do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas da Brigada de Intervenção, por forma a assegurar e aperfeiçoar as capacidades operacionais dos militares, individualmente e coletivamente. Tendo, também, em consideração a colaboração na manutenção da prontidão de uma das suas sub-unidades, que integra o Agrupamento Mecanizado VJTF”.
O comandante da Brigada de Intervenção deixou ainda uma palavra ao novo comandante, um cargo que, frisou, “constitui uma das bases essenciais para a garantia do cumprimento das diversas missões que são atribuídas ao Exército e às suas Unidades”.
“O Comando traduz-se no exercício da autoridade conferida, neste caso, a um militar, para dirigir, coordenar e controlar forças, unidades e estabelecimentos”, frisou.
A cerimónia de tomada de posse, que contou ainda com a presença de várias personalidades, como o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia ou o presidente da Assembleia Municipal, Mota Faria, ficou marcado por dois momentos: a assinatura do Termo de Posse e a entrega do Estandarte Nacional.
Conheça o percurso no novo comandante do RI14
O novo comandante do RI14, Coronel José Manuel Figueiredo Moreira, é natural de Canelas do Douro, no Peso da Régua, e nasceu em 1971. Terminou o curso de Infantaria da Academia Militar, em outubro de 1994 e foi promovido ao atual posto de Coronel em outubro de 2021.
Ao longo da sua carreira, desempenhou funções de comando no Grupo de Aviação Ligeira do Exército, foi Comandante do Esquadrão de Comando e Serviços e comandante do Grupo Helicópteros do Exército, na Escola Prática de Infantaria como Comandante da Companhia de Comando e Comandante da Companhia de Serviços.
Desempenhou funções de Estado-Maior no Grupo de Aviação Ligeira do Exército, como Oficial Instrutor da Secção de Instrução; na Escola Prática de Infantaria, como Chefe da Secção de Pessoal; na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, como assessor para a gestão dos meios aéreos; no Estado-Maior-General das Forças Armadas, como chefe de gabinete do comandante do Comando de Apoio Geral e como chefe da Área das Capacidades do Departamento para a Inovação e Transformação.
O novo comandante foi ainda docente no Instituto Universitário Militar, onde lecionou Doutrina Militar para as Operações Terrestres e para as Operações Conjuntas.
Da sua experiência profissional faz ainda parte o desempenho de funções de piloto de helicópteros na Esquadra 552, da Base Aérea nº 11 em Beja; piloto e entidade primariamente responsável pelos Elementos Nacionais Destacados nas Forças Aeromóveis do Exército de Terra do Reino de Espanha, no Batalhão de Helicópteros de Manobra nº 3, em Logronho e vice-diretor do departamento para a Inovação no Supreme Allied Commander Transformation Headquarters da NATO, em Norfolk, EUA.