A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
O festival de cinema Vistacurta continua este fim de semana, com filmes espalhados pelo Teatro Viriato, o Carmo’81 e o Instituto Português do Desporto e Juventude.
Na sexta-feira, dia 13 de outubro, “Nanook, O Esquimó”, é exibido no Teatro Viriato às 19h00. O filme será musicado ao vivo por Nuno Costa e Óscar Graça, dois músicos da área do jazz. Rodado no Alasca há 100 anos, o documentário, que mostra a vivência de uma família de esquimós, é considerado pioneiro no género. Nuno Costa fica a cargo da guitarra, e Óscar Graça encarrega-se do piano neste cine-concerto.
Já no Carmo’81, e ainda na sexta-feira, os filmes “Disappearing Music for Face” (1966) de Mieko Shiomi, e “Fuses” (1967) de Carolee Schneemann, serão musicados ao vivo por Joana de Sá. Os dois filmes são apresentados a partir das 23h30. A música de Viseu vai assim poder mostrar o seu trabalho no campo da arte sonora, servindo-se de gravações de áudio retiradas do quotidiano.
No sábado, é a vez de “Máscaras”, o filme de Noémia Delgado, ser apresentado ao público pelas 17 no Auditório do IPDJ. Rodado entre 1974 e 1975, o filme mostra uma viagem pelo nordeste transmontano em pleno período revolucionário. A apresentação do filme vai contar Carreira de Acácio de Almeida revisitada durante o Vistacurta, em Viseu, diretor de fotografia do filme e natural de Penedono.
Às 21h30, também no Auditório do IPDJ e em semana de estreia nas salas nacionais, “A Sibila”, o romance de Agustina Bessa-Luís é adaptado ao cinema pelo olhar de Eduardo Brito, uma homenagem ao centenário da escritora. Nesta sessão, serão ainda apresentados os vencedores das competições do Vistacurta.
De manhã, Ana Bento e Bruno Pinto animam os mais novos com filmes de animação musicados ao vivo. A sessão de “Tatabitato” acontece às 10h30 no Teatro Viriato.