A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As empresas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, pertencentes ao Grupo Visabeira, apresentam-se nos próximos dias em Paris (França) e Frankfurt (Alemanha) com as suas novas coleções.
As duas marcas de porcelana e cerâmica vão participar na feira Maison&Objet, em Paris, que decorre a partir desta quinta-feira e até segunda-feira (dia 22), assim como na feira Ambiente, em Frankfurt, de 26 a 30 de janeiro. Ambos os eventos estão entre os certames internacionais mais importantes de decoração, design e lifestyle.
A Vista Alegre, que celebra 200 anos de atividade em 2024 e já Vista Alegre celebra os 200 anos com iniciativas até 2025, onde está sediada, irá lançar um conjunto de peças que honram a sua memória, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca, mostrando pela primeira vez os artigos comemorativos do aniversário.
Em destaque estão peças como “Os Discípulos de Rosseau”, com a decoração executada pela seção de pintura e manufatura da Vista Alegre e pintura manual executada por vários pintores da empresa, e ainda o “Fruteiro Ronlet”, uma réplica existente no Museu Vista Alegre que ganha vida nas celebrações dos 200 anos.
No cristal e vidro, o frasco 1824 contém vários elementos alusivos à história da Vista Alegre, enquanto que o serviço de mesa Herança enaltece a pintura manual e o serviço 200 Anos propõe uma viagem pela evolução do logótipo da Vista Alegre.
A empresa convidou vários artistas para conceberem outras peças agora expostas como Nicolas de Crécy com a bandeja “Brigue Trocador”, Cyril Pedrosa com “Os Trabalhadores”, Lorenzo Mattotti com “Nell’Acqua” e OSGEMEOS com “A Ilha do Pôr-do-Sol”.
A Vista Alegre destaca também os muitos trabalhos e projetos que celebram os 200 anos de aniversário, incluindo uma coleção inédita de móveis criada com a marca italiana Pininfarina, num segmento em que a empresa vai apostar pela primeira vez, bem como novas linhas têxteis para a mesa num trabalho feito pelas artesãs dos Bordados da Madeira.
A Vista Alegre também criou um copo de whisky em cristal desenvolvido exclusivamente para o filme “Argylle”, realizado por Matthew Vaughn, e produzido artesanalmente em Portugal, tendo sido decorado com um corte de diamante.
Já a Bordallo Pinheiro apresenta duas grandes novidades, a nova coleção de copos “Carmen” e também “Gudrun”, a mais recente coleção de mesa criada por Claudia Schiffer. Segundo esta marca sediada nas Caldas da Rainha, “Carmen” traz a leveza e a alegria dos dias de sol e “Gudrun” é uma homenagem à mãe de Claudia Schiffer, destacando o ar fresco do campo e o restolho das folhas e de todos os tons quentes de outono com que os campos se pintam.
Além destas novas peças da Bordallo Pinheiro, os visitantes poderão ainda apreciar coleções como “The Meaning”, “Jarra com Lagostas”, “Frutos Tropicais”, “Flora”, “Sardinhas”, “Couve”, “Couve com Lavagante” e “Prato Painel”, entre outras.
As peças de Bordallo são conhecidas pelas suas cores brilhantes, relevos e decorações naturalistas, que as tornam únicas e desejadas em todo o mundo, e são produzidas por artesãos com conhecimento acumulado ao longo de gerações.