Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O festival de curtas-metragens Vistacurta, organizado pelo Cine Clube de Viseu, realiza uma nova edição de 11 a 15 de outubro.
A organização abriu as inscrições, que terminam a 30 de junho. A competição está aberta a “autores naturais ou habitantes da região de Viseu” e também a produções filmadas nos últimos dois anos, “sejam filmes de escola, videoclips, filmes amadores, documentários ou animações”.
Os trabalhos selecionados pelo júri serão exibidos durante o festival. O melhor filme vai ganhar um prémio de 1.500 euros.
Segundo o Cine Clube, o festival que começou em 2010 “quer continuar a ser um ponto de encontro para o cinema independente associado à região de Viseu, mostrando os filmes em sala e permitindo a criação de diálogos entre autores e públicos”.
Em 2021, a grande vencedora da competição foi Inês Costa, com “Amélia”. As inscrições não têm custos para os participantes.
A competição local é dedicada a filmes realizados no distrito de Viseu ou por autores do distrito de Viseu, com duração até 30 minutos. Também são admitidos filmes de produção portuguesa que abordem qualquer temática, com duração até 20 minutos.
O Vistacurta tem como objetivo “a aposta na produção cinematográfica independente nacional, com particular foco na produção regional — de autores viseenses ou que por cá tenham filmado”.