Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Vouzela recebe de volta o Festival da Vitela de Lafões, já este fim de semana, depois de dois anos de suspensão devido à pandemia.
O certame arranca esta sexta-feira (3 de junho) e termina domingo (dia 5), tendo como palco principal a Alameda D. Duarte de Almeida, no centro da vila.
A vereadora da Cultura e Turismo na autarquia, Carla Maia, destaca o objetivo desta iniciativa: promover a gastronomia local e sobretudo “um produto gastronómico de excelência de Vouzela e da região de Lafões, como a vitela”.
Como o evento será realizado ao ar livre, a autarca garante que estão asseguradas todas as condições de segurança para realizar o festival, que vai contar com cinco restaurantes participantes “que irão presentear com pratos com vitela de Lafões certificada”.
O evento conta também com animação musical. Carla Maia destaca a atuação dos Sons do Minho, na noite de sexta, e a agenda deste fim de semana.
“No sábado, há um conjunto de espetáculos musicais e animação de rua, além da realização de showcookings e do espetáculo musical do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, de Queirã. No domingo, vamos ter várias atividades e, a partir do final da tarde, grupos musicais do concelho como o Grupo de Cavaquinhos de Alcofra e o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra”, explica.
O festival também vai ter uma mostra de produtos locais e artesanato, com produtos produzidos dentro e fora do concelho, e um conjunto de atividades “que permitem passar três dias agradáveis no evento” como a “Quintinha dos Animais” e a atividade “Passeio ao mundo rural”, com a visita em comboio turístico a uma exploração em Adsamo, Ventosa, onde é criada a vitela de Lafões.
A abertura está marcada para as 19h00 de sexta-feira.