Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
Vítor Santos venceu o primeiro prémio da 12ª edição do Prémio de Imprensa “Desporto com ética 2023”. O cronista no Jornal do Centro conquistou a distinção atribuída pelo Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude em parceria com o Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID), com um texto Ausência de valores no desporto de formação.
Neste texto, Vítor Santos aponta à “ausência de valores no desporto de formação”. O cronista recorda que os treinadores do ano são escolhidos “entre os mais bem sucedidos” e quem vence estes prémios são os que “obtém resultados”, sublinhando que os mais bem sucedidos são os que “constituem modelos de referência, de responsabilidade pedagógica e moral”.
Vítor Santos, que é embaixador para a Ética no Desporto, defende que a valorização dos resultados em detrimento do processo é uma das causas para os conflitos existentes”. Autor do livro “Educar o sonho: ética e envolvimento parental na prática desportiva” exerce funções de Técnico Superior no Instituto Politécnico de Viseu e tem um percurso ligado ao desporto de formação, com relevo para as épocas em que foi treinador no Sport Viseu e Benfica e Académico de Viseu.
A cidade de Viriato, que é cidade europeia do desporto, vai acolher a cerimónia da Gala Anual do CNID, em maio. Os prémios vão ser entregues nessa ocasião.