A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O concelho de Vouzela recebe na próxima semana (4 a 8 de março) o exercício Carphatos Start 241, desenvolvido pela 5.ª Força Nacional Destacada para a Roménia, que tem vindo RI14 em Viseu prepara quinta força nacional que vai sair para a Roménia.
O exercício tático vai juntar cerca de 200 militares que integram a Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas, além de várias viaturas blindadas e de outros equipamentos militares.
A iniciativa tem como objetivo principal “o treino de um conjunto de técnicas e atividades tendo em vista a sua projeção para a Roménia, no próximo mês de maio”, refere a Câmara de Vouzela, que vai garantir apoio logístico.
Os militares da 5.ª Força Nacional Destacada irão desempenhar na Roménia a missão Enhanced Vigilance Activities, atuando sob elevados padrões de treino operacional com forças de outros países que fazem parte da NATO.
O RI 14 tem acolhido algumas destas forças, sendo que a primeira saiu de Viseu para a Roménia em 2022, com um comandante do próprio Regimento de Infantaria.
A missão é justificada pela intensificação do conflito armado no leste da Europa e pela ativação dos planos de defesa da NATO, o que obrigou à deslocação de militares portugueses para Roménia e à integração das forças da NATO na região. Segundo o Exército, a força irá reforçar a presença de forças no flanco Leste da organização militar, contribuindo para a postura de dissuasão e defesa daquele território aliado.
Portugal tem sido representado por um contingente nacional, contando com um comandante, um oficial de ligação às forças armadas romenas e uma companhia de atiradores mecanizada de rodas, reforçada com um destacamento de apoio, um módulo conjunto de informações, um módulo de defesa antiaérea e um módulo geográfico, geológico e oceanográfico.
Recentemente, a 5.ª Força Nacional Destacada realizou uma jornada de treino intensivo de combate em ambientes urbanos e confinados na Escola das Armas, em Mafra. O exercício refinou as competências dos militares no tiro e no combate, partindo de situações simples de treino individual para ações de maior complexidade e atuando em equipa.