Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
Três freguesias do concelho de Vouzela vão protagonizar a primeira edição do “Vouzela Epic Trails 2025”. A atividade desportiva vai decorrer nas freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Campia e Queirã. O presidente da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira referiu na sessão de apresentação do evento que “Vouzela tem vindo a afirmar-se como um destino do desporto de natureza”. O autarca frisou que o concelho vouzelense “proporciona condições para a prática do trail running” e que “estas provas vão percorrer as áreas mais belas do concelho, promovendo, não só o desporto, mas também a questão da sustentabilidade”.
“Destacamos a diversificação dos percursos que vão incluir trilhos de alta montanha, média montanha e atravessar áreas de floresta autóctone, linhas de água e património natural e construído”, assinalou o presidente da Câmara de Vouzela.
Carlos Oliveira acrescentou que “além do impacto desportivo e bem-estar e saúde, estas provas vão ter um efeito positivo na economia local”. “Vão promover o turismo e dinamizar comércio, alojamento local e artesanato. Acreditamos muito que é com eventos deste tipo que vamos reforçar a nossa identidade e a das freguesias e coletividades”, enumerou.
Na sessão de apresentação do “Vouzela Epic Trails 20225” esteve o vice-presidente e vereador do desporto, Marco Dias, que deixou aberta a hipótese – e vincou a vontade – do município de alargar, mais tarde, o evento desportivo a outras freguesias do concelho de Vouzela.
“Damos o pontapé de saída com estas três provas, mas queremos no futuro ter mais quatro ou cinco, ou uma por freguesia”, disse. O vice-presidente adiantou que neste momento há cerca de 50 atletas de Vouzela a praticar trail, divididos por cinco coletividades.
Quanto à primeira edição do “Vouzela Epic Trails 2025”, Marco Dias explicou que, nas três atividades previstas, o município avançou com dois percursos, um de 10 e outro de 20 quilómetros e também uma caminhada.
O primeiro trilho decorre em Cambra, a 30 de março, com o Trilho Medieval, que dá nome também à caminhada. Em Campia é no dia 25 de maio, o Trilho dos Loendros e, na caminhada, o Trilho de Cambarinho. Em Queirã, o Trilho do Minério decorre a 29 de junho. Nessa mesma data, também em Queirã, o Trilho da Água para quem preferir a caminhada.
As inscrições decorrem na plataforma STOP and GO. Cada inscrição custa cinco euros nos trilhos e quatro euros nas caminhadas. Se houver uma inscrição para os três trilhos, o custo é de 12 euros.