Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
Antes de começar a renovação de qualquer divisão na sua casa, é…
Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
A 12ª Gala Solidária da APPDA-Viseu realiza-se no próximo sábado, 30 de novembro, às 21h00, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). O evento, que se tornou uma tradição anual da associação, visa dar visibilidade à causa da consciencialização para as perturbações do desenvolvimento e autismo, reunindo a comunidade, famílias e colaboradores numa celebração de inclusão e sensibilização.
Segundo a organização, “todos os anos, já imbuídos do espírito natalício, a APPDA-Viseu organiza a sua grande festa que é a Gala Solidária. Este evento, além de já fazer parte do plano anual de atividades da Instituição, é também o momento em que toda a comunidade, de crianças, jovens, familiares e amigos, se junta à equipa de colaboradores e órgãos sociais, com o mesmo objetivo de dar visibilidade à causa que afeta e mobiliza cada vez mais pessoas, ou seja, a consciencialização para as perturbações do desenvolvimento e autismo”.
A associação alerta ainda para o aumento exponencial de casos diagnosticados com perturbações do espectro do autismo (PEA) e a necessidade de sensibilização e apoio: “O aumento de casos diagnosticados com PEA, têm tido um crescimento exponencial, e as estruturas de apoio às famílias sentem alguma impotência na resposta atenta e abrangente”. A APPDA-Viseu, vocacionada para o apoio terapêutico a este público, “alarga a sua ação a uma comunicação eficaz que possa sensibilizar a sociedade em geral e a comunidade em particular sobretudo tendo em vista o ideal da inclusão e participação. É uma luta desigual, por vezes inglória, mas que não podemos abandonar sob pena de deixarmos estas crianças e jovens à mercê de uma segregação latente”.
Durante a gala, haverá várias atuações, incluindo a participação de artistas convidados e intervenientes locais. A programação conta com atuações do grupo Bué Animados, composto por pais, jovens e técnicos da associação, bem como de artistas convidados como Habibah da Lua (Lugar Presente), João Sousa e António Coelho, Pedro e Fernanda – Grupo de Dança, Magui & António e o Coro Gira Sol Azul.
O evento utiliza “a linguagem universal da música, dança e performance teatral” para transmitir a sua mensagem e proporcionar um momento de união e reflexão, com uma vasta plateia que inclui autoridades locais e membros da comunidade. “É também por isso que a Gala Solidária, que traz para esta realidade as autoridades locais, e uma vasta plateia de todos os quadrantes, cumpre a missão de dar a conhecer esta realidade num contexto informal, mais descontraído, mas bastante eficaz”. Os bilhetes para o evento têm um custo de 7,50€.
Na edição do ano passado, o evento contou ainda com atuações de Márcio Pereira, Glória Paiva, Quinas de Sernancelhe, do grupo de dança criativa Pedro & Fernanda e da escola Lugar Presente.
A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu atua desde 2003 na promoção da qualidade de vida das crianças, jovens e adultos autistas e das suas famílias. Hoje, a APPDA Viseu presta apoio a centenas de pessoas diagnosticadas com o espectro do autismo.