IMG_5990
495005274_993408279440873_2204541598720365528_n
496103133_18099563242539830_7040280560573876875_n
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25

No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…

02.05.25

Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…

01.05.25
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
João Azevedo PS
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Depois de Santarém, Viseu recebe os “melhores dos melhores” vinhos de Portugal

Depois de Santarém, Viseu recebe os “melhores dos melhores” vinhos de Portugal

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se no dia 9 no Mercado 2 de Maio

 Depois de Santarém, Viseu recebe os “melhores dos melhores” vinhos de Portugal - Jornal do Centro
04.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Depois de Santarém, Viseu recebe os “melhores dos melhores” vinhos de Portugal - Jornal do Centro
04.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Depois de Santarém, Viseu recebe os “melhores dos melhores” vinhos de Portugal - Jornal do Centro

O Concurso de Vinhos de Portugal reúne este ano 72 jurados nacionais e internacionais para avaliar 1.300 amostrasde vinhos, num evento promovido pela ViniPortugal. A primeira fase decorre de 5 a 7 de maio em Santarém, seguindo depois para Viseu, onde nos dias 8 e 9 de maio serão escolhidos os “melhores dos melhores”.

A fase final realiza-se no Mercado 2 de Maio e no Solar do Vinho do Dão, com um júri restrito de especialistas e nomes de referência mundial, incluindo ‘master wine’ e ‘master sommelier’. Além das provas, os jurados terão oportunidade de conhecer a cidade e a região, numa ação que visa reforçar a promoção internacional dos vinhos portugueses e do Dão.

Desde 2013, o concurso já premiou quase 4.000 vinhos, consolidando-se como a maior competição vitivinícola nacional.

Frederico Falcão esclareceu que o concurso de vinhos de Portugal terá uma primeira fase em Santarém, entre 5 e 7 de maio, e depois em Viseu para, nos dias 08 e 09, se escolher “os melhores dos melhores” a concurso.

“Atribuímos medalhas grande ouro, ouro, prata e bronze. O que tem acontecido nos últimos anos é que os vinhos são bastante bons e acabamos por não ter medalhas de bronze para ficar tudo no ouro e prata. E a prata é relativamente alta”, assumiu.

O presidente da ViniPortugal, que organiza o concurso nacional desde 2013, adiantou que, este ano, marcam presença “72 jurados por dia a provar 1.300 amostras, que é o que está este ano a concurso”.

“É o maior concurso de vinhos portugueses, não há mais nenhum com esta dimensão. Desses 72 jurados, 24 são estrangeiros, de 14 países diferentes. Os internacionais estão os três dias e os portugueses vão rodando”, especificou.

Frederico Falcão disse que 10% das amostras serão avaliadas em Viseu, no dia 8 de maio, para, no dia seguinte, se realizar a cerimónia de entrega de prémios no Mercado 2 de Maio, seguido, nessa noite, da gala no Solar do Vinho do Dão.

Nessa fase final são atribuídos os grandes ouros e os melhores vinhos do concurso, saídos dessa seleção de 130 amostras. Esta etapa conta com um “júri mais pequeno constituído por três provadores nacionais e três estrangeiros.

Marcam ainda presença “dois ‘master wine’, aquelas pessoas que sabem tudo e mais alguma coisa e um deles é o único de língua portuguesa, Dirceu Vianna Júnior e presença assídua” nesta competição, e ainda dois ‘master sommelier’, como o norte-americano Evan Goldstein.

pub
 Depois de Santarém, Viseu recebe os “melhores dos melhores” vinhos de Portugal - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Depois de Santarém, Viseu recebe os “melhores dos melhores” vinhos de Portugal - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar