imigração documentos
06082111460215b1ee03d2ad7a15c4d15e1460d7932a1bf80836
concurso vinhos de portugal viseu
aluga-se
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…

12.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

12.05.25

A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…

12.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
concurso vinhos de portugal viseu
tintol e traçadinho
Boy making photo of homemade cookies
Home » Notícias » Concelho » Oliveira de Frades » ASSOL reabilita edifício em Oliveira de Frades para arrendamento apoiado

ASSOL reabilita edifício em Oliveira de Frades para arrendamento apoiado

Projeto inclui nove apartamentos “para pessoas com deficiência ou problemas de saúde mental”

Carolina Vicente | carolina.vicente@jornaldocentro.pt
 ASSOL reabilita edifício em Oliveira de Frades para arrendamento apoiado - Jornal do Centro
12.05.25
fotografia: Município de Oliveira de Frades
partilhar
 ASSOL reabilita edifício em Oliveira de Frades para arrendamento apoiado - Jornal do Centro
12.05.25
Fotografia: Município de Oliveira de Frades
pub
 ASSOL reabilita edifício em Oliveira de Frades para arrendamento apoiado - Jornal do Centro

A Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL) vai reabilitar um edifício da sua propriedade no Largo da Feira, em Oliveira de Frades, para a criação de nove fogos de habitação destinados a arrendamento apoiado. A intervenção tem um financiamento de cerca de 868 mil euros ao abrigo do programa 1.º Direito e deverá estar concluída dentro de um ano.

“Já tínhamos este espaço, a ASSOL já era detentora desta propriedade. É uma casa velha que nós queríamos muito recuperar e, portanto, aproveitámos a oportunidade do PRR e do protocolo do programa 1.º Direito”, começa por explicar a diretora executiva da ASSOL, Sofia Ferreira.

O projeto prevê a criação de oito apartamentos T1 e um T2 que serão atribuídos a pessoas apoiadas pela instituição com rendas ajustadas aos seus rendimentos. “A ASSOL apoia pessoas com deficiência na região de Lafões e noutras, e apoia também pessoas adultas com problemas de saúde mental, crónicas e incapacitantes”, refere. “Temos várias pessoas que consideramos que têm alguma autonomia para residir de forma relativamente autónoma nestes apartamentos, com alguma supervisão, portanto não estará nenhuma técnica em permanência nestes apartamentos”.

A responsável explica que o perfil das pessoas identificadas inclui casos de isolamento familiar, distância dos locais de trabalho ou de resposta social, e outras situações de vulnerabilidade habitacional. “Nós identificámos algumas dessas pessoas ou famílias para poder alojá-las aqui, mediante o pagamento de uma renda ajustada aos recursos de cada pessoa”.

Segundo o comunicado de imprensa enviado pelo Município de Oliveira de Frades, a reabilitação insere-se nas ações previstas na Estratégia Local de Habitação e resulta de uma candidatura apresentada em parceria com a ASSOL ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. O protocolo foi assinado no dia 6 de maio, com a participação da empresa adjudicatária CONSIPEL – Construções Simões Pereira, Lda.

“Este protocolo pressupõe uma relação de entendimento e acompanhamento da operação de reabilitação de um edifício da ASSOL localizado no Largo da Feira, em Oliveira de Frades, para a criação de 9 fogos para arrendamento apoiado, num investimento total de 868.705,82€”, lê-se no documento.

As obras ainda não arrancaram, mas o processo está em marcha. “Já está adjudicado o procedimento. Já temos a empresa, no âmbito do concurso público lançado, que irá ser responsável pela obra e vão começar, creio que esta semana, a montagem do estaleiro”, afirma Sofia Ferreira, que acrescenta que a duração prevista da intervenção é de cerca de um ano.

A reabilitação vai manter parte da estrutura original do edifício. “Vamos tentar manter algumas das coisas relativamente a fachadas e à estrutura existente, parte dela vai-se manter e depois será feito um alargamento de um espaço contíguo para conseguir encaixar o número de fogos que estão previstos”.

Após a conclusão da obra em Oliveira de Frades, a ASSOL vai assumir a gestão dos arrendamentos e prestar apoio aos residentes. “Esta propriedade será nossa. Iremos fazer esta gestão, dar o apoio às pessoas com deficiência ou com problemas de saúde mental que frequentam a ASSOL”, refere. “O papel da ASSOL será apoiá-las dentro das necessidades que elas tenham, para que a utilização destes espaços também seja funcional e à medida das suas capacidades”.

pub
 ASSOL reabilita edifício em Oliveira de Frades para arrendamento apoiado - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 ASSOL reabilita edifício em Oliveira de Frades para arrendamento apoiado - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar