escola electrão
praia-fluvial-folgosajpg
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 5
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25
leandro macedo
antónio martins psd spsul web
miguel torres ps tondela sessões com o povo
praia-fluvial-folgosajpg
Montebelo-Viseu-Congress-Hotel_Fachada_1
saude peso
Home » Notícias » Lifestyle » Passear sem carro e ver muita coisa. Um olhar por Viseu

Passear sem carro e ver muita coisa. Um olhar por Viseu

pub
 Passear sem carro e ver muita coisa. Um olhar por Viseu - Jornal do Centro
20.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Passear sem carro e ver muita coisa. Um olhar por Viseu - Jornal do Centro
20.06.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Passear sem carro e ver muita coisa. Um olhar por Viseu - Jornal do Centro

Viseu, uma cidade marcada pela sua história e gastronomia, é considerada uma das melhores cidades para se viver e, na nossa opinião, uma das melhores para se visitar.

Diz-se que conhecer o coração de Viseu, é conhecer a sua história. Assim, para os mais curiosos, iremos traçar destinos no centro da cidade que irão maravilhá-lo, desde o património arquitetónico da região, à sua natureza envolvente, não esquecendo algumas sugestões do setor de restauração e alojamento.

Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco e Parque Aquilino Ribeiro
Junto à Praça da República, mais conhecida como o Rossio, podemos encontrar este património regional, composto por um conjunto de estilos arquitetónicos marcantes, onde a escadaria que nos dá acesso à entrada é, para nós, a atração principal devido à grandiosidade que proporciona ao monumento.
Após esta visita, o Parque Aquilino Ribeiro, proporcionar-lhe-à um momento deleitoso, rodeado de natureza e história. Este parque fez parte da Quinta de Maçorim, tendo sido construído o convento de Santo António dos Capuchos, sendo convertido, posteriormente, num parque urbano em 1955.

Museu almeida Moreira e Jardim das Mães
Atravessando novamente o Rossio para o Museu de Almeida Moreira, podemos encontrar um pequeno jardim repleto de diversas flores, onde podemos destacar a rosa que, como um símbolo do amor, é a tradição deste jardim.
Relativamente ao museu, deparamo-nos com uma coleção privada de autores como Silva Porto, Marque de Oliveira, José Malhoa, Columbano e António Ramalho, sendo que a coleção com maior dimensão é composta por peças de cerâmica dos vários centros de produção de faiança do território nacional.

Catedral de Viseu, Museu Nacional Grão Vasco e Igreja da Misericórdia
Após a ida aos locais mencionados, iremos percorrer a Rua Nunes de Carvalho, onde encontramos, no topo da mesma, a Porta do Soar e a Muralha Afonsina, uma das setes portas da cidade, juntamente com a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, cujo seu interior se encontra decorado com painéis de azulejos e retábulos de talha dourada, que trata a religiosidade da região.

De seguida, ligeiramente mais adiante, no Adro da Sé, talvez a praça com mais história em Viseu, dá-nos a conhecer a notável Catedral de Santa Maria de Viseu onde, no seu interior, podemos encontrar o primeiro claustro renascentista em Portugal. Agregado a este, temos o Museu Nacional Grão Vasco dedicado ao próprio e às suas obras.
Por fim, diante da Catedral, encontramos a Igreja da Misericórdia que possui, atualmente, um núcleo museológico que contém uma coleção de arte sacra e pinturas dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Praça D. Duarte
Como uma das mais antigas praças da região, esta foi batizada com o nome de D. Duarte, devido ao rei português nascido em Viseu. Aqui encontramos um largo rodeado de esplanadas para que possa desfrutar do ambiente, admirando a estátua de El-rei D. Duarte.

Hotelaria e Restauração
Para completar este roteiro, iremos disponibilizar-lhe algumas sugestões sobre onde poderá descansar e/ou desfrutar de uma agradável refeição.
Relativamente ao setor da restauração, propomos-lhe a “porta 64”, o cortiço, o Vintage Bistro, a Vissaium Taberna, o 100 Papas na Língua, a Mesa D’Alegria, a Tasquinha da Sé, o Inprovviso, a Maria Xica, a Casa Blanca e por fim, mas não menos importante, a Muralha da Sé, detentora de uma estrela Michelin e o Palace que, ainda este ano, recebeu, nos prémios Boa Cama Boa Mesa, o de resiliência.
No que diz respeito à hotelaria, indicamos-lhe a Casa da Sé, o loft Guest House, o Charme e Alegria, o Palácio dos Melos e a Pousada de Viseu.

Desta forma, será possível passar um dia agradável no coração da cidade de Viseu, onde deslocar-se de carro não será necessário.

pub
 Passear sem carro e ver muita coisa. Um olhar por Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Passear sem carro e ver muita coisa. Um olhar por Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar