As mulheres, Viseu e a política
O concelho de Viseu tem 52.890 mulheres, segundo os dados preliminares dos Censos 2021. Seguindo a tendência nacional, as mulheres aparecem em maior número sendo que são mais 6087 do que os homens (46.803). Não há, aliás, nenhuma freguesia em que as mulheres não estejam em maioria, sendo que é na de Viseu que está concentrado o maior número de habitantes do sexo feminino: 14.191.
Em ano de autárquicas, quisemos saber qual a representatividade das mulheres, sabendo que a existência destas nas listas é obrigatória para que se cumpra a lei da paridade, que exige a representação mínima de 40 por cento de cada um dos sexos e a obrigatoriedade de, na lista, não estarem mais de dois candidatos seguidos do mesmo sexo.
Na corrida à Câmara há oito candidatos… um é mulher
Manuela Antunes, do Bloco de Esquerda (BE), é a única mulher a concorrer à presidência da Câmara Municipal de Viseu. Como número dois da lista as contas sobem para quatro mulheres: Marta Rodrigues pelo PS, Maria Helena Barbosa em representação da CDU, Sandra Antunes da Iniciativa Liberal (IL) e Maria da Conceição Oliveira do PAN.
Se olharmos para os três primeiros nomes de cada lista candidata, BE e Iniciativa Liberal são os partidos que apresentam mais mulheres. No BE, Manuela Antunes como candidata e Maria de Fátima Silva como número 3, já na IL aparece Sandra Antunes em número 2 e Cristina Maria Fonseca a número 3.
Cada lista apresentada à Câmara de Viseu é composta por nove elementos efetivos, na do CDS, Bloco de Esquerda e PAN existem cinco mulheres, já na do PSD, PS, CDU, Iniciativa Liberal e Chega são quatro.
Quatro mulheres a concorrer à Assembleia Municipal
Dos oito partidos com lista apresentada à Assembleia Municipal de Viseu, metade elegeu uma mulher para liderar a candidatura: Filomena Pires (CDU), Carolina Gomes (BE), Carolina Almeida (PAN) e Amélia da Silva Soares (Chega).
Nas candidaturas de BE e PAN, para além da cabeça de lista, também o segundo nome é de uma mulher, Lúcia Vilhena e Beatriz Salafranca, respetivamente. Já o PS apresenta Lúcia Silva como número dois.
Há 16 mulheres a concorrer à presidência das juntas de freguesia
Das 104 listas a concorrer às Juntas de Freguesia do concelho de Viseu, pelos vários partidos, apenas 16 têm uma mulher como cabeça de lista.
Ao todo existem 25 freguesias, 11 terão mulheres para concorrer à liderança: Campo, Coutos de Viseu, Fail e Vila Chã de Sá, Mundão, Orgens, Ranhados, Repeses e São Salvador, Rio de Loba, S. João de Lourosa, Silgueiros e Viseu.
O Partido Socialista foi o que mais mulheres apresentou como cabeça de lista, com cinco nomes. Logo a seguir o Bloco de Esquerda com três, CDU e Chega com duas, CDS, Iniciativa Liberal e um movimento independente apresentam uma mulher cada.
A freguesia de Viseu é a que tem mais candidatos do sexo feminino a concorrer à presidência, Maria Isabel Correia dos Santos (PS), Catarina Rodrigues (BE) e Paula Cristina Barreiros (Chega). Com duas mulheres as freguesias de Coutos de Viseu, com Carina Gonçalves (PS) e Maria Salete Dias (CDU); Repeses e São Salvador com os nomes de Márcia Lima (PS) e Ana Isabel Rodrigues (Iniciativa Liberal) e Rio de Loba, com Ana Paula Cunha (BE) e Fernanda Helena de Moreira (Chega). Com uma mulher a concorrer à liderança, as freguesias de Campo, com Elisabete Figueiredo (PS); Fail e Vila Chã de Sá, com Ana Filipa Pereira (CDU); Mundão com Liliana Tavares (PSD); Orgens com Marília Isabel Moita (Movimento Independete pela Freguesia de Orgens); Ranhados, com o nome de Francisca Martins (PS); S. João de Lourosa com Ana Cristina Teixeira (BE) e Silgueiros com Maria Carolina Santos (CDS).