Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Agrupamento de Escolas de Sátão recebeu recentemente pessoas da Grécia, Turquia, Roménia e Polónia para um projeto de intercâmbio no âmbito do programa ERASMUS+.
No projeto “A Better Future If We Are United”, o Agrupamento acolheu uma comitiva com cerca de 30 participantes oriundos destes quatro países.
Segundo revela a instituição de ensino numa nota, esta iniciativa procura promover a inclusão social “através da capacitação de alunos potencialmente vulneráveis, apostando fundamentalmente no desenvolvimento de competências de natureza pessoal e social, bem como desenvolver uma consciência de cidadania europeia”.
A semana de 17 a 21 de janeiro ficou marcada pela realização de diversas atividades que permitiram dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento e a cultura da região, tendo iniciado com uma visita guiada às instalações da Escola Secundária de Sátão e uma caça ao tesouro pela cidade de Viseu.
Os participantes também visitaram a Escola de Ferreira de Aves, onde pintaram azulejos, plantaram árvores, entrevistaram o campeão paraolímpico de boccia Fernando Ferreira e realizaram um workshop de sabonetes, e a Escola Ferreira Lapa, onde foram feitas atividades na cozinha pedagógica e um workshop de caricaturas.
Passaram ainda pela região de Aveiro, onde fizeram um workshop e degustação de ovos moles e visitaram as salinas, as praias da Barra e Costa Nova e o farol da Barra.
A semana terminou com uma visita à Unidade de Apoio à Aprendizagem na Escola Básica n.º 1, um passeio pelo centro de Sátão e um jantar de encerramento com danças e músicas típicas dos países participantes.
“Os alunos envolvidos dos países parceiros, bem como todos os professores, participaram com entusiasmo nas atividades dinamizadas, tendo sido proporcionados diversos momentos de partilha cultural, fomentando a consciência europeia que é o verdadeiro sentido dos projetos ERASMUS+”, acrescenta a nota do Agrupamento de Sátão, que participa em cinco projetos de intercâmbio neste ano letivo.