Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O casal de idosos que morreu esta manhã num incêndio de uma casa no concelho de Mangualde era emigrante de França, mas já se encontrava a viver na aldeia de Corvaceira há algum tempo contam os vizinhos que durante a madrugada ouviram duas explosões.
O alerta para o incêndio foi dado cerca das 07h30 e quando os bombeiros chegaram ao local a habitação estava “totalmente tomada pelas chamas”. “Observámos até do exterior dois corpos carbonizados” contou Carlos Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
Segundo o comandante, trata-se de uma habitação que foi crescendo e que tem “ali uma tipologia de isolamento em palha e que nos está a criar dificuldades”. “O incêndio esta dominado, mas a conclusão das operações vai ainda demorar”, acrescentou. A mesma fonte adiantou ainda que “a Polícia Judiciária está a caminho do local, para apurar e investigar o que se terá passado”, uma vez que não há indicadores sobre a origem do incêndio.
De acordo com o relato de alguns habitantes da aldeia, entre as 05h00 e as 06h00 foram ouvidas duas explosões. “Estava a dormir e acordei, deveriam ter sido botijas de gás”, contou uma das primas do casal.
O homem, de 84 anos, era conhecido como o francês, uma vez que esteve durante muitos anos emigrados na França. A mulher, de 78 anos, era, segundo os vizinhos, de nacionalidade francesa.
“Já viviam aqui há algum tempo. Compraram este terreno e construíram aqui a casa. Por dentro dizem que não tem nada a ver como ela é por fora”, contou Teresa Gomes, aludindo ao facto de parecer que a habitação estava inacabada
De acordo com as informações do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, para o local foram enviados 21 operacionais apoiados por 10 veículos dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR.