junqueiro josé
conferência de imprensa OCC_Penedono 3
festival folclore santiago viseu
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
João_Veiga_Câmara Municipal
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Diário » S. Pedro do Sul tem nova central de camionagem

S. Pedro do Sul tem nova central de camionagem

pub
 S. Pedro do Sul tem nova central de camionagem - Jornal do Centro
18.12.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 S. Pedro do Sul tem nova central de camionagem - Jornal do Centro
18.12.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 S. Pedro do Sul tem nova central de camionagem - Jornal do Centro

A Câmara de São Pedro do Sul inaugurou esta segunda-feira a sua nova central de camionagem. O Centro Intermodal de Transportes teve um investimento de mais de 850 mil euros, apoiado pelos fundos europeus, e vai passar a ser a paragem principal dos transportes públicos do concelho.

A obra era aguardada no município há mais de 20 anos, recordou no seu discurso o presidente da Câmara, Vítor Figueiredo, que classificou a empreitada como “uma obra estrutural” para a cidade e para o concelho.

“Finalmente, São Pedro do Sul vai possuir uma central de transportes com todas as condições de conforto para os passageiros, mas também para os profissionais dos transportes públicos rodoviários. Esta era uma lacuna na nossa cidade que vai ficar solucionada. A partir de hoje a nossa população vai ter ao seu dispor as melhores condições para poder utilizar os transportes”, sublinhou.

Segundo o autarca, a nova central de camionagem de São Pedro do Sul quer contribuir para “uma melhor mobilidade”, juntando num só espaço todas as linhas de transporte de passageiros que servem o concelho.

Além dos autocarros, o Centro Intermodal de Transportes também garante o uso de meios alternativos de deslocação nomeadamente através do uso de bicicletas elétricas e trotinetes que passam a estar disponíveis na cidade.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias personalidades. Uma delas foi a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, que também frisou a aposta na sustentabilidade que esta nova central representa.

“Quando se pensou estrategicamente nesta construção, foi sempre a pensar em criar uma cidade amiga do ambiente e uma centralidade para os transportes aqui ficarem, permitindo que as pessoas circulem na cidade sem andarem de transporte que pare aqui e ali com as implicações que isso tem para a poluição”, disse.

A presidente da CCDRC acrescentou que o Centro Intermodal enquadra-se “com toda a lógica de vivência atual de São Pedro do Sul”. “É uma nova centralidade na cidade e é um local “onde as pessoas gostam de conviver e estar”, salientou.

A responsável disse ainda que o novo espaço também responde à necessidade de atrair pessoas à região, lembrando que o grande problema atual da zona Centro é a demografia. “Temos de ter projetos e ideias concretas para atrair pessoas e estas são atraídas se tiverem emprego e se sentirem bem nos espaços que escolhem para viver. E esta estratégia de pensamento global para São Pedro do Sul é digna de nota”, afirma.

A par da inauguração do Centro Intermodal, foi reformulada a rede de paragens de autocarro em São Pedro do Sul, com novos pontos no cimo da Avenida José Vaz, na rotunda do Intermarché, no Centro Escolar e no complexo desportivo municipal. A Rede Expressos passará a fazer paragem única no Centro Intermodal e nas Termas.

pub
 S. Pedro do Sul tem nova central de camionagem - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 S. Pedro do Sul tem nova central de camionagem - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar