Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Está de volta a Taça da 1ª Divisão distrital da Associação de Futebol de Viseu. Os clubes que não conseguiram chegar à fase de apuramento de campeão – e consequente luta pela subida à Divisão de Honra – entram agora em prova numa taça que começa por incluir as equipas em quatro grupos de cinco.
À semelhança dos modelos competitivos da prova anteriores, todas as equipas entram com pontuação na Taça. Os pontos ou o ponto atribuídos dizem respeito ao percurso trilhado na primeira fase, que também incluiu os clubes que vão batalhar pela subida à Divisão de Honra.
Os clubes são, então, organizados numa tabela, retirando os oito que seguem para a fase de campeão. Daí resulta uma “nova classificação”, que permite atribuir 1, 2, 3, 4 ou 5 pontos. Recebem cinco pontos os primeiro, segundo, terceiro e quarto classificados do ranking. Conquistam quatro pontos os 5º, 6º, 7º e 8º do ranking e assim sucessivamente.
No Grupo A ficaram as equipas do Boassas, Besteiros, Silgueiros, Os Ciências e Vilamaiorense. No Grupo B estão Sezurense, Arcos, Roriz, Alvite e Viseu United. No Grupo C figuram Travanca, Moimenta do Dão, Santar, Cabanas de Viriato e Vale Madeiros. No Grupo D vão competir Vila Chã de Sá, Santacruzense, Ceireiros, Parada e Nandufe. Haverá sempre um clube a folgar por jornada dado o número ímpar de equipas: 5.
Depois, só os dois primeiros classificados seguem para a fase a eliminar. Os restantes terminam a época nesse momento. Para os apurados as contas são depois feitas a eliminar. Primeiro, os quartos de final a uma mão, depois meias finais, a uma mão e a final jogada em campo neutro.
Na última época, foi o Tarouquense a levantar o troféu numa final jogada contra o Alvite. A formação de Tarouca venceu por quatro bolas a uma. O Tarouquense conseguiu este ano chegar à fase de apuramento de campeão, mas o Alvite entra na Taça. Nas meias finais do ano passado além de Tarouquense e Alvite, estiveram em prova as equipas do Sezurense e do Moimenta do Dão. Estes dois clubes estão também agora na Taça.
1ª jornada
Grupo A:
Vilamaiorense – Boassas
Os Ciências – Besteiros
Grupo B:
Sezurense – Alvite
Arcos – Roriz
Grupo C:
Travanca – Moimenta do Dão
Santar – Vale Madeiros
Grupo D:
Ceireiros – Nandufe
Parada – Vila Chã de Sá
Pode consultar todo o calendário aqu.