IPV 45 anos
feira dos santos 2024 mangualde
GNR Viseu - Apreensão
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

04.11.24

Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…

31.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

28.10.24
Montebelo-Vista-Alegre-Lisboa-Chiado-Hotel_Exterior_2 1
Bairro Feliz Pingo Doce
GNR e Pingo Doce_colaboração1
Home » Notícias » Diário » “A AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”

“A AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”

O secretário-geral da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, marcou presença no congresso da AHRESP e reforçou o trabalho de proximidade com a região, que se tem traduzido no desenvolvimento de vários projetos. Congresso decorreu durante dois dias no Parque de Exposições de Aveiro

 “A AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”
12.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “A AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”
06.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
 “A AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”

Com o objetivo de posicionar a região de Viseu como destino turístico e qualificar a oferta, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões continua a trabalhar de perto com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Este fim de semana decorreu no Parque de Exposições de Aveiro o congresso organizado pela associação e durante dois dias (sexta-feira e sábado) o setor foi discutido em sessões e palestras, que contaram com a presença de vários empresários e especialistas.

O secretário-geral da CIM Viseu Dão Lafões passou pelo evento e reforçou o trabalho de proximidade com a região, que se tem traduzido no desenvolvimento de vários projetos. Segundo Nuno Martinho, “a AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”.

“Temos tido um trabalho de grande concertação com AHRESP enquanto associação de hotelaria e restauração, nomeadamente numa componente que entendemos como estruturante para a qualificação do destino e notoriedade da nossa região que é a qualificação da nossa oferta e a capacitação do sistema turístico”, referiu ao Jornal do Centro à margem do congresso.

O responsável lembrou o trabalho que a CIM tem feito com os municípios, o Turismo Centro de Portugal e com os privados, em ligação à AHRESP, destacando alguns projetos.

“Iniciamos um trabalho com a AHRESP, já em 2017, com o programa Gastronomia e Seleção que tinha como objetivo capacitar a restauração e a hotelaria e, na altura, esse programa tinha estado na cidade de Lisboa e a primeira CIM onde foi desenvolvido foi exatamente a nossa região”, recordou.

Mais recentemente, este projeto foi alargado a mais aderentes e virou-se para outro produto endógeno da região, o vinho do Dão e que acabou por ser um projeto-piloto a nível nacional.

“O Best Wine Selection estreou-se no país na nossa região e estava incluído no projeto do Enoturismo da Região Demarcada do Dão. Esta ação esteve junto dos restaurantes da nossa região e entregamos os prémios em junho. Foi um processo entre AHRESP e ViniPortugal para qualificar os nossos restaurantes naquilo que é o serviço de vinhos da restauração”, explicou.

Para Nuno Martinho, “a capacitação do sistema turístico e dos nossos agentes privados é decisivo para o posicionamento da região como destino” e lembrou que, fruto do trabalho dos privados do setor da hotelaria e restauração, a região tem crescido”.

Também a abertura de novos espaços foi sublinhado pelo secretário-geral da CIM, que destaca o facto de não ser só no concelho de Viseu, mas um pouco por toda a região.

“Só no último ano assistimos à inauguração, fora vários alojamentos, de um hotel de cinco estrelas e quatro de quatro estrelas e, curiosamente, só um é em Viseu e isso demonstra a capacidade dos nossos empresários de criarem riqueza e postos de trabalho. Temos assistido a uma capilaridade do surgimento de novos empreendimentos fora da cidade de Viseu e é isso que pretendemos, uma diversificação de oferta”, disse.

O objetivo, acrescentou, passa por “fazer a combinação cruzada dos produtos de toda a região”. “Temos a gastronomia, o vinho do Dão, o queijo Serra da Estrela, o turismo cultural, de natureza com a ecopista do Dão e Vouga, temos percursos pedestres, circuitos de trail e btt, e ainda a saúde e bem-estar e as termas. São produtos que têm uma grande capacidade de atração, mas terão ainda mais se a CIM, em conjunto com os agentes económicos, os conseguir combinar”, lembrou.

O grande desafio é, segundo Nuno Martinho, “aumentar a estadia média” e criar condições para os turistas permanecerem mais tempo na região. “Queremos que circulem pelo território e conheçam os vários municípios e ajudem a desenvolver a atividade económica de toda uma região”, frisou.

Já em relação ao congresso, o responsável destacou a importância que este tem tido “ao longo dos anos, do ponto de vista institucional na relação com os municípios, com as comunidades intermunicipais e o tecido empresarial”.

Nesta edição, Nuno Martinho destacou a discussão de temas como a inteligência artificial e a digitalização. “São temas que demonstram a evolução do setor e as novas tendências e a AHRESP está muito atenta a isso”, finalizou.

O congresso da AHRESP contou ainda com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o Chefe do Estado-Maior, Almirante Gouveia e Melo, do Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, entre outros oradores.

Também o presidente da Câmara Municipal de Viseu e da CIM Viseu Dão Lafões passou pela iniciativa. Fernando Ruas disse ao Jornal do Centro que marcou presença para valorizar o papel da AHRESP no equilibro do território e para abordar o ministro da Economia sobre a realização dos “Óscares do Queijo” em Viseu.

 “A AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”

Outras notícias

pub
 “A AHRESP tem sido um parceiro fundamental da Comunidade Intermunicipal para a qualificação da oferta turística”

Notícias relacionadas

Procurar