WhatsApp Image 2025-07-15 at 205734
vencedor concurso vinhos dão 2025
default
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Colunistas » A importância do Capitão de Equipa

A importância do Capitão de Equipa

 A importância do Capitão de Equipa - Jornal do Centro
07.05.21
partilhar

No desporto atual tem-se discutido muito o perfil dos treinadores, dirigentes, árbitros e atletas. No entanto, tem-se esquecido o cargo do capitão de equipa.

Capitão de equipa é uma função muito importante e a escolha deve ser bastante criteriosa e cuidada. Deverá assentar sobre comportamentos sociais e valores, não sendo o rendimento desportivo uma característica essencial para o cargo nos desportos coletivos.

Na iniciação ao desporto, até determinada idade, a braçadeira de capitão deve rodar entre todos os atletas, para que todos aprendam a dialogar com os árbitros, a saberem escolher o lado do campo ou a bola, a sentirem-se iguais aos colegas, a fazer o «grito», etc. Esta estratégia permite que todos ganhem experiência e sintam a responsabilidade do cargo. A utilização da braçadeira em jogo, nestes escalões, não significa que a equipa não tenha capitães definidos.

Ser capitão não é apenas uma formalidade. Os capitães são atletas que lideram a equipa e que, para além de merecerem a confiança do treinador, são frequentemente consultados sobres os principais assuntos que envolvem o dia-a-dia da equipa.

A questão da escolha do(s) atleta(s) que exercem as funções de capitão de equipa é de vital importância no sucesso desportivo. No desporto sénior, muitas vezes o capitão é escolhido, ainda, segundo algumas tradições: o jogador com mais idade, o mais antigo, o mais internacional, o «génio», etc. Todas estas opções são aceitáveis, desde que se cumpra o principal objetivo – o sucesso da equipa – no qual o capitão só por si tem de constituir uma mais-valia. É aconselhável que seja a equipa técnica a escolher o capitão, uma vez que esta tem a responsabilidade da gestão da equipa e é conhecedora das características pessoais e em competição de cada elemento do grupo.

A função de capitão de equipa é cada vez mais relevante. Hoje existe um grupo de capitães que devem ter incutidos e incutir valores desportivos, éticos e de conhecimento do clube que permitam aos atletas desfrutarem da modalidade e serem conhecedores de todo o contexto que os rodeia. A integração de novos atletas passa muito por esta função que os capitães devem ter. No alto rendimento é muito visível o papel do capitão e o seu exemplo. Ele é o primeiro a ter de saber ser e estar no desporto. É o exemplo para todos os colegas e o elo de ligação entre todos, bem como entre a equipa e os demais elementos do grupo de trabalho. Não pode nunca ser um portavoz do fanatismo dos adeptos ou destilar ódio ao adversário, correndo o risco de se autodestruir enquanto atleta e como pessoa.

O seu carácter assume também aqui um papel fulcral. É no seu íntimo que começa o verdadeiro capitão. Tem de ser uma personalidade de grande atitude positiva. Que dirige e lidera com naturalidade. Não se ensina a ser capitão. Aprende-se a ser alicerçado em valores intrínsecos e de personalidade. Um capitão de equipa é um líder. Eticamente exemplar.

São muitas as funções de capitão de equipa. Mas é em competição que é mais visível o exercício do cargo e hoje, com a falta de público nos jogos e as imagens mais centradas no terreno do jogo e no pósjogo, constata-se que as escolhas nem sempre são as melhores.
Este é mais um assunto em que o futebol tem muito a aprender com as outras modalidades.

Carlos Puyol é provavelmente um dos maiores exemplos do que é ser capitão. As imagens da sua atuação durante os jogos deviam ser obrigatória e repetidamente vistas por todos os atletas da formação. Para que percebam que, não sendo o «génio» do Barcelona, era o líder a quem todos respeitavam por também ser respeitador e saber-se fazer respeitar.
João Basto (Académico de Viseu) e Eduardito (Sport Viseu e Benfica) são as minhas referências de capitão de equipa.

 A importância do Capitão de Equipa - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 A importância do Capitão de Equipa - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar