A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Num futuro próximo o desporto e os desportos electrónicos «Esports» vão estabelecer uma ligação cada vez mais próxima para aproveitar todo o seu potencial, tanto na realização de experiências específicas quanto como nos formatos híbridos. A diversidade de oportunidades para esta colaboração é muito significativa e com um impacto económico nos destinos turísticos cada vez mais considerável.
Os Esports utilizam plataformas globais para competições online que culminam em estádios ou pavilhões, atraindo milhares de fãs em tempo real e milhões de espectadores online. Um excelente exemplo é o Arena Games Triathlon que congrega num pavilhão a corrida e bicicleta em consonância com utilização virtual e cénica dos atletas transformando este evento num grande sucesso.
As aplicações digitais fornecem aos turistas desportivos acesso direto a recursos humanos e empresas especializadas, bem como informações detalhadas sobre os locais onde é possível praticar atividades desportivas, visitar instalações ou assistir a eventos. Estas ofertas promovidas nos destinos têm uma influência direta no comportamento do turista e uma melhor gestão dos fluxos de visitantes.
Há também um cruzamento crescente entre os participantes de esports que se tornam ativos em desportos reais. Por exemplo, as equipas de Fórmula 1 começaram a identificar vencedores de corridas de esports que têm potencial para se tornarem pilotos de carros de corrida reais, enquanto as equipes desportivas profissionais patrocinam equipas virtuais equivalentes a esports.
O turismo digital e os ecossistemas desportivos estão a convergir, demonstrando a necessidade imperiosa dos destinos procurarem aproveitar as novas tecnologias para potenciar o território. Esta mudança indicia que o caminho do sucesso passa por estabelecer parcerias e estratégias tecnológicas para proporcionar soluções que se adaptem à procura.
Os destinos que pretendam afirmar-se no âmbito do turismo desportivo usando soluções mais tecnológicas e novos conceitos da inovação desportiva vão marcar a diferença. A tecnologia pode ser aplicada ao desporto e ao turismo de várias formas, todas com o objetivo de melhorar a experiência do atleta (turista e espetador). O importante nesse sentido é a mudança de mentalidade, a digitalização e modernização dos destinos, dos eventos e serviços desportivos é imperiosa, porque a tecnologia não tem limites e algo que hoje vemos como impossível daqui a alguns anos veremos como algo normal. A tecnologia será fulcral na implementação de um ecossistema digital que faculte benefícios e soluções para o turista desportivo com indelével beneficio para o destino.
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Helena Carvalho Pereira
por
José Carreira