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A Academia STEM Mangualde participou recentemente no evento “ALGARMAT 22 – Inovação e o Digital na Aprendizagem da Matemática”, que decorreu em São Bartolomeu de Messines e foi organizada pelo núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática.
Uma nota divulgada pela Câmara local, que promove a iniciativa, revela que foram apresentadas as atividades da academia numa sessão que juntou alguns docentes do concelho.
As professoras Cristina Ligeiro, Filomena Monteiro e Paula Loureiro, do Agrupamento de Escolas de Mangualde, e o consultor externo João Fernandes dinamizaram uma sessão plenária “na qual apresentaram o modelo organizacional e de trabalho” da academia, “bem como alguns exemplos de atividades já implementadas, do pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade”.
Entre as atividades apresentadas, esteve em destaque o projeto “À descoberta dos fundos oceânicos”, desenvolvido para o 7.º ano e que recorre a diversas ferramentas digitais como o Google Earth e o Geogebra para fazer com que os alunos adquiram conhecimentos de Matemática, Físico-Química e Ciências Naturais.
Nessa atividade, os alunos organizam-se em grupos de trabalho colaborativo para resolver o problema proposto. “Esta atividade procura atender à aprendizagem centrada no aluno, que se objetivou, também, através do recurso à metodologia de desempenho de papéis/debate em torno de uma questão-problema”, explica o município.
As professoras participantes destacaram ainda a forma como a Academia desenvolve e planifica as atividades, os documentos colaborativos de trabalho utilizados e os recursos digitais e tecnológicos inovadores “mobilizados na preparação de contextos de aprendizagem diferenciadores”.
As mesmas docentes destacaram ainda o apoio no trabalho de desenvolvimento curricular e salientaram “a importância da formação e reflexão contínua que têm vindo a realizar no âmbito da Academia STEM, com o intuito de melhorar as aprendizagens dos alunos e a sua motivação para a escola”.
“Numa apresentação de quase duas horas, o feedback da plateia revelou-se bastante positivo. Em vários momentos da exposição, foi notória a forma como os participantes se identificaram com alguns dos problemas sentidos, e também com as soluções que foram encontradas pela Academia, nomeadamente, ao nível da articulação curricular horizontal e vertical conseguida nas três disciplinas STEM, para todo o 3.º ciclo”, afirmou o município de Mangualde.