Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
Foi há 39 anos que, em Mangualde, ocorreu o maior acidente ferroviário de Portugal. O desastre de Alcafache aconteceu a 11 de setembro de 1985 na Linha da Beira Alta, junto ao apeadeiro de Moimenta-Alcafache.
O acidente foi provocado por uma colisão entre dois comboios por volta das 18h37. Entre os mais de 450 passageiros que viajavam em ambas as composições, a estimativa oficial aponta para 49 mortos, mas até hoje desconhece-se o número exato de vítimas. Vários passageiros também foram dados como desaparecidos.
Os 39 anos do acidente são assinalados este domingo (15 de setembro) a partir das 10h30 no local onde tudo aconteceu, com uma homenagem às vítimas e operacionais que estiveram no socorro. Para as 11h30, está prevista uma missa campal que terminará com os hinos dos Bombeiros e de Portugal e uma salva de palmas a todos os presentes.
A comissão responsável por assinalar esta efeméride há mais de duas décadas convidaram para estarem presentes na homenagem o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro Luís Montenegro, o secretário de Estado das Comunidades José Cesário, os deputados do círculo eleitoral de Viseu, 30 corporações de bombeiros dos distritos de Viseu, Coimbra e Guarda e a Liga dos Bombeiros, entre outras entidades.