Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Adega de Vila Nova de Tazem, em Gouveia, aposta no enoturismo enquanto comemora os seus 70 anos. A adega cooperativa quer investir na área para os próximos anos e já lançou um conjunto de experiências para quem quiser conhecer as instalações e provar lá os vinhos.
Os visitantes podem até tornarem-se “enólogos por um dia” e as atividades contemplam ainda a possibilidade de adquirir garrafas com rótulos personalizados.
As visitas têm como eixos “o Dão, a adega e a vinha” e são direcionadas para grupos que queiram conhecer e mergulhar na história da Adega de Tazem e provar os seus vinhos e as iguarias da Serra da Estrela.
“As experiências já estão a decorrer e estão a ser muito bem recebidas. Por um lado, os visitantes conhecem mais da história da adega e do trabalho que é feito por trás de cada vinho. Por outro, exploram uma das regiões mais bonitas do País: a serra de Estrela”, disse o enólogo da Adega de Tazem, Pedro Nuno Pereira.
As experiências custam entre os 12,50 e os 100 euros por pessoa e as visitas podem prolongar-se de uma hora e meia a três horas. Todas elas incluem visitas à adega, mas variam nos detalhes.
Por exemplo, a experiência selection (12,50 euros) inclui uma prova de três vinhos à escolha com a participação mínima de quatro pessoas. Já a experiência mais cara, a de enólogo por um dia (100 euros), envolve uma prova de monocastas e uma degustação de produtos regionais da Serra da Estrela com direito a dois vinhos Seleção do Enólogo.
Ainda para assinalar o 70.º aniversário e até ao final do ano, a Adega de Vila Nova de Tazem vai lançar vários vinhos novos. “Temos várias novidades preparadas. São vinhos tintos e brancos que serão lançados até ao final do ano. É um ano especial e querermos deixar essa marca na história da Adega de Vila Nova de Tazem”, rematou Pedro Nuno Pereira.