Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Que a vitela de Lafões é a rainha da festa já se sabe. Mas a pergunta é clara. Onde se come a melhor vitela de Lafões no distrito de Viseu? Quem quiser tirar as suas próprias conclusões pode começar o seu roteiro gastronómico em São Pedro do Sul, onde decorre neste próximo fim de semana a 8ª edição da festa da Vitela de Lafões. Uma semana depois, em Vouzela, vai poder repetir o prato com o Festival Gastronómico da Vitela de Lafões.
Em São Pedro do Sul os dias de festa são este fim de semana, 20 e 21 de maio. Como habitual, há espaço para venda de produtos locais e de artesanato, animação musical, o cortejo etnográfico com os animais “vestidos” a rigor e ainda uma chega de bois e concurso pecuário.
Pedro Mouro, vice-presidente da Câmara Municipal de São de Pedro do Sul, garante que não há rivalidade entre qual vitela é melhor, desde que a qualidade esteja garantida.
“Tudo o que é Vitela de Lafões é boa. Não estamos aqui preocupados com a origem porque sabemos que a maior parte dos agricultores provém de Manhouce e das nossas aldeias [São Pedro do Sul]. Venha a vitela de onde vier, desde que seja genuína, boa e que valorize os nossos produtores, é o que interessa”, declara.
Sobre o evento, Pedro Mouro apela à tradição já criada em Manhouce, onde decorre a feira. “À semelhança dos anos anteriores, é um evento que marca não só a freguesia de Manhouce, mas também de toda a região [de Lafões] porque valoriza um produto endógeno de elevado reconhecimento local e até nacional. É mais uma forma que temos para promover a vitela, mas também todos os outros recursos que têm a freguesia de Manhouce”, defende o vice-presidente.
Pedro Mouro não descarta uma futura parceria com outros concelhos para a realização de um evento em maior escala. “Estamos sempre abertos a parcerias. Aqui há uma identidade muito própria de Manhouce. Não é só a questão da vitela mas todo um conjunto de atividades que se vão desenrolar este fim de semana que vão muito além da vitela”, conclui.
Uma semanas depois, em Vouzela, vai ocorrer o Festival Gastronómico da Vitela de Lafões. Na Alameda D. Duarte de Almeida o evento vai estar repleto de música, showscooking, uma quintinha dos animais, passeios de comboio turístico ao mundo rural e uma mostra de produtos locais e artesanato. A entrada para os três dias de festa – 26,27 e 28 de maio – é gratuita.
Depois da vitela, uma das grandes atrações deste evento promete ser a conceituada cantora popular portuguesa Rosinha, que vai atuar no dia de abertura, 26 de maio, pelas 22h.
Apesar dos contactos, não foi possível chegar à fala com a Câmara Municipal de Vouzela.
Por Bianca Leão, Escola Superior de Educação de Viseu