Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O município de Aguiar da Beira comemora este sábado (10 de fevereiro) o feriado municipal com iniciativas de homenagem e reconhecimento que irão ter lugar nos Paços do Concelho.
O programa comemorativo começa às 10h00 da manhã, com o hastear da bandeira, seguindo-se a cerimónia solene dez minutos depois. Nessa sessão, serão entregues os Prémios de Mérito Escolar e de Acesso ao Ensino Superior aos melhores alunos de Aguiar da Beira e reconhecidos os atletas do concelho convocados para as seleções nacionais de futebol e orientação.
Além disso, vai haver um momento musical protagonizado pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, do concelho de Sernancelhe. Depois da cerimónia solene, a Assembleia Municipal de Aguiar da Beira vai reunir-se numa sessão extraordinária marcada para as 11h45.
Integrado no distrito da Guarda, Aguiar da Beira faz parte da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e comemora o seu feriado a 10 de fevereiro porque foi nessa data que, em 1898, o concelho foi restaurado. A vila recebeu o primeiro foral em 1120, no tempo da rainha D. Teresa, que era então a sua regente.
Em 1895, o concelho de Aguiar da Beira foi desclassificado e integrado no de Trancoso durante dois anos. Graças ao empenho de algumas personalidades e à insistência do povo de Aguiar da Beira e das suas freguesias, a 5 de fevereiro de 1898 era lavrada a primeira ata municipal no recuperado concelho.
Durante anos, o feriado municipal em Aguiar da Beira foi comemorado no dia 24 de junho, mas passou depois a ser celebrado a 10 de fevereiro por ser esta a data que representa a recuperação do município.
Com uma população de 5 279 habitantes, o concelho é conhecido pela sua produção de queijo, maçã, castanha e míscaro. Nos últimos tempos, tem-se também destacado como local de competições desportivas, nomeadamente na modalidade da orientação.