MGL_FOGO-6
Incêndio S
recriação batalha bussaco
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

17.09.24

Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…

17.09.24

O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…

13.09.24

por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo

 Saúde Mental na Gravidez e Pós-parto

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Uma fraude mal-ajambrada

por
Diogo Chiquelho

 Draghi leva-se a sério
palácio do gelo feira de emprego
forum viseu
cards-2617324_1920
Home » Notícias » Diário » Assinado protocolo para a instalação de empresa de biocombustíveis em Nelas

Assinado protocolo para a instalação de empresa de biocombustíveis em Nelas

 Assinado protocolo para a instalação de empresa de biocombustíveis em Nelas
08.09.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Assinado protocolo para a instalação de empresa de biocombustíveis em Nelas
19.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Assinado protocolo para a instalação de empresa de biocombustíveis em Nelas

A Câmara de Nelas assinou esta quarta-feira (8 de setembro) um protocolo para a instalação de uma Empresas de biocombustíveis e canábis a caminho de Nelas e transformação de resíduos plásticos em biolíquido.

O investimento estimado é de 53 milhões de euros vindos da companhia espanhola Preco, permitindo a criação de cerca de 100 empregos. O presidente da autarquia, José Borges da Silva, assinou um acordo de apoio com o presidente da empresa, Juan Baena.

“A instalação desta unidade é um momento assinalável para Portugal, que se converte assim num dos poucos países da Europa a implementar este processo de transformação do plástico, contribuindo para o cumprimento da exigente normativa europeia sobre a recuperação de resíduos”, realça a autarquia em comunicado.

Segundo o executivo presidido por Borges da Silva, “o projeto implica um investimento de 53 milhões de euros e a criação de cerca de 100 postos de trabalho diretos e mais de 300 postos de trabalho indiretos”.

“A unidade estará localizada no Parque Industrial de Nelas e constitui um claro sinal da aposta da Câmara de Nelas na promoção de atividades industriais que respeitam o meio ambiente. Por ano, esta unidade de transformação processará 75 toneladas de plástico e resíduos sólidos urbanos e industriais”, pode ler-se na nota.

“A unidade da Preco Circular estará em pleno funcionamento num prazo de 24 meses” e o projeto “cumpre também com os requisitos para receber o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)”, garante a autarquia.

A unidade da Preco Circular, que se encontra “em processo de avaliação para ser classificado como projeto de interesse nacional”, refere o documento, “transforma o plástico e os resíduos sólidos urbanos e industriais em biolíquido, utilizando a tecnologia Neoliquid® de pirólise, sobre uma base de resíduo zero”.

“Todo o processo se realiza em atmosfera sem oxigénio, pelo que não há combustão e não se produzem poluentes atmosféricos prejudiciais, como dioxinas ou furanos. O processo de transformação dos resíduos produz três produtos: biocarvão, gás de síntese e biolíquido renovável”, explica.

A empresa, que opera em Espanha, Itália e Portugal, refere ainda que estes produtos estão de acordo com a nova Diretiva Europeia de Energias Renováveis (RED II), “garantindo uma redução das emissões de gases de efeito de estufa, quando comparado com outros produtos equivalentes de origem fóssil, de até 94%”.

“A Preco é uma empresa do setor da economia circular que oferece uma solução integral a um dos maiores problemas de contaminação mundial: o plástico usado. O biolíquido resultante usa-se para voltar a fabricar produtos de plástico ou como produto intermédio para a produção de combustíveis sustentáveis de acordo com a RED II”, refere.

 Assinado protocolo para a instalação de empresa de biocombustíveis em Nelas

Outras notícias

pub
 Assinado protocolo para a instalação de empresa de biocombustíveis em Nelas

Notícias relacionadas

Procurar