A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Pode-se dizer que Cristiano Pereira, atleta da Casa do Povo de Mangualde, é considerado um “craque” no atletismo. O corredor Atleta de Mangualde é campeão da Europa no atletismo adaptado de atletismo adaptado nos 5.000 metros durante o último fim de semana, na Polónia.
O atleta, que já foi campeão mundial dos 5.000 metros no ano passado e vice-campeão dos 1.500 metros, tem no seu palmarés vários títulos acumulados ao longo da sua carreira. Só lhe faltam as medalhas nos Paralímpicos, admite o treinador da Casa do Povo, João Amaral.
“É mais difícil porque só o nome dos Jogos mexe muito com ele e isso perturba-lhe um pouco. Chega sempre bem às grandes competições e já esteve nos Jogos do Rio e de Tóquio, mas acaba sempre por ser um falhanço completo com classificações que não condizem nada com o valor dele”, afirma.
Reconhecendo que são coisas “que acontecem”, João Amaral garante que ele e o Cristiano têm trabalhado nos últimos tempos “para tentar melhorar a postura dele nessas competições”. “Vamos ver se a gente consegue ir para Paris, em 2024, para que esteja melhor e mais à-vontade porque é um pouco isso que lhe falta”, refere.
Cristiano Pereira sagrou-se campeão europeu dos 5.000 metros, numa prova em que o atleta arrancou logo em primeiro, recorda o treinador.
“O Cristiano partiu rápido e logo decidido em ganhar a prova, e cedo, porque estava muito calor com 33 graus. Aquilo foi às 11h10 da manhã, na Polónia, e havia muito calor. Então, tentámos logo resolver a corrida rapidamente para, depois, ele retomar o ritmo certo, levar aquilo até ao fim e foi isso o que aconteceu. Acabou com 300 e poucos metros de vantagem sobre o segundo classificado e foi bom. Estamos todos de parabéns e contentes”, congratula João Amaral.
Cristiano Pereira, que completou a prova dos 5.000 metros com a marca de 14 minutos, 29 segundos e 80 centésimos, fez parte da seleção nacional que participou recentemente nos Campeonatos da Europa VIRTUS, em Cracóvia, na Polónia.
Na prova, Portugal sagrou-se campeão nos masculinos, enquanto a seleção feminina conquistou o título de vice-campeã.
Cristiano Pereira fez ainda parte da equipa que arrecadou a medalha de bronze na prova de 4×400 metros, juntamente com Igor Oliveira, Lenine Cunha e Sandro Baessa.