A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A Câmara de S. João da Pesqueira declarou situação de alerta municipal e ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil por causa do aumento dos casos de Covid-19 no concelho, nomeadamente na comunidade escolar.
O concelho tem nesta altura Covid-19: seis turmas em isolamento em S. João da Pesqueira . O surto foi descoberto com o caso de um professor que testou positivo ao coronavírus.
Num comunicado divulgado esta terça-feira (9 de novembro), a autarquia refere que foram detetadas “elevadas taxas de infeção por Covid-19, quer aos alunos, quer aos seus familiares, não se conseguindo nesta fase prever a extensão e efeitos que esta situação poderá ter na comunidade nos próximos dias”.
“É fundamental, pelo menos durante os próximos quinze dias, acompanhar atentamente a evolução da situação epidemiológica no concelho, tomando as medidas de contenção e mitigação necessárias para travar os surtos existentes e proteger a comunidade”, acrescenta a mesma nota.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Manuel Cordeiro, justifica a decisão com a dimensão do surto que teve início no Centro Escolar de Trevões e se alargou para outras escolas. Uma situação que considera como preocupante.
“Os delegados de saúde decidiram isolar algumas turmas por precaução e mandaram realizar testes. Temos verificado que têm surgido bastantes casos positivos na comunidade escolar que depois contagiam os familiares e entendemos que se devia ativar o Plano Municipal de Emergência, fazendo a nossa parte e tentando minimizar os contactos entre a população”, explica.
O autarca diz esperar que a situação não se torne muito grave e lembra que a população do concelho já está praticamente vacinada.
Segundo Manuel Cordeiro, há pelo menos 26 casos nas escolas de S. João da Pesqueira. O autarca lamenta não ter dados oficiais das autoridades de saúde.
A situação de alerta e a ativação do Plano Municipal de Emergência entrará em vigor a partir da meia-noite desta quarta-feira (10 de novembro).
Face a esta situação, a Câmara presidida por Manuel Cordeiro decidiu cancelar os eventos municipais e limitar os horários de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas com o encerramento às 0h00.
A autarquia resolveu ainda suspender as licenças de ruído para os estabelecimentos, as sessões de cinema e as atividades desportivas nos espaços municipais exceto as atividades federadas e letivas, além do reforço das medidas de higiene e segurança nas feiras quinzenais e nos espaços do município que se mantêm em funcionamento.
“A avaliação e acompanhamento permanente da situação da doença Covid-19 será mantida, com especial observância das determinações e orientações emanadas pelo Governo e pelas autoridades, nomeadamente da Saúde Pública e Proteção Civil”, acrescenta o comunicado.
Mais dez casos na região
Ainda nas últimas horas, foram registados mais seis casos de Covid-19 em Sernancelhe e quatro em Penalva do Castelo.
Covid-19: Hospital de Viseu com 33 internados. Mais três doentes nas últimas horas
Desde o início da pandemia, o distrito de Viseu registou 33.942 infetados, 693 mortos e 28.453 recuperados.
Covid-19: Portugal com 1.182 novos casos e oito mortes nas últimas 24 horas. Para mais informações, pode consultar o site covid.jcentro.pt.