douro porto wine festival v2 web
pexels-matthiaszomer-339620
Diogo Jota e André Silva
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » S. J. da Pesqueira » Autarca de S. João da Pesqueira na direção da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes

Autarca de S. João da Pesqueira na direção da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes

Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes reclama regras iguais às dos partidos políticos no processo de apresentação das candidaturas aos órgãos autárquicos

 Autarca de S. João da Pesqueira na direção da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes - Jornal do Centro
15.10.24
fotografia: Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes
partilhar
 Autarca de S. João da Pesqueira na direção da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes - Jornal do Centro
15.10.24
Fotografia: Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes
pub
 Autarca de S. João da Pesqueira na direção da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes - Jornal do Centro

O presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, tomou posse como vice-presidente da Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI). O mandato é de dois anos e a tomada de posse decorreu em Ílhavo.

Num comunicado divulgado esta terça-feira (15 de outubro), a AMAI reclamou regras iguais às dos partidos políticos no processo de apresentação das candidaturas aos órgãos das autarquias locais, incluindo no domínio da fiscalidade.

O organismo, que tem uma nova direção, diz que neste novo ciclo ambiciona que a lei deixe de prejudicar os movimentos de cidadãos na formalização do processo de candidatura, reclamando regras iguais para os grupos de cidadãos eleitores e os partidos políticos.

Esta exigência, segundo a AMAI, é apoiada na Constituição da República, artigo n.º 48.º, que refere: “Todos os cidadãos têm o direito de tomar parte na vida política e na direção dos assuntos públicos do país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente eleitos”.

Ainda no sentido da igualdade entre cidadãos eleitores e partidos políticos, a AMAI ambiciona que aquilo que diz ser uma “injustiça no domínio da fiscalidade” seja corrigida.

“Atualmente, é aplicada a taxa máxima de IVA de 23% às candidaturas dos movimentos independentes, quando as candidaturas dos partidos políticos estão isentas deste imposto”, refere a mesma nota. 

A associação, que reúne 19 municípios e 415 juntas de freguesia, refere que vai estar focada nas eleições autárquicas de 2025, pretendendo apoiar “mais candidaturas independentes, capazes, atentas e próximas das pessoas, com o objetivo de conquistar mais câmaras municipais e juntas de freguesia”.

“Os bons exemplos de autarcas eleitos por movimentos independentes, que respondem diariamente com competência, rigor e compromisso, contribuindo para a governação pública de qualidade, a renovação da política nacional, a participação cívica e a vitalidade democrática, impulsionam a AMAI a prosseguir a sua missão”, conclui a nota.

A nova direção da AMAI, presidida por João Campolargo, tomou posse na última sexta-feira (11 de outubro), durante uma cerimónia que decorreu em Ílhavo, no distrito de Aveiro.

A acompanhar o presidente da Câmara de Ílhavo, nos próximos dois anos de mandato estão os vice-presidentes Manuel Cordeiro (presidente da Câmara de São João da Pesqueira) e Francisco Gonçalves (vice-presidente da Câmara de Oeiras).

A Mesa da Assembleia é presidida por Sérgio Costa (presidente da Câmara da Guarda) e o Conselho Fiscal tem como presidente Carlos Pimenta (deputado na Assembleia Municipal da Mealhada).

pub
 Autarca de S. João da Pesqueira na direção da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Autarca de S. João da Pesqueira na direção da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar