Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arquivou as multas relacionadas com os novos radares de velocidade instalados há pouco mais de um mês e admite problemas com os equipamentos. A confirmação foi feita dias depois de ter sido conhecido o caso de .
O veículo pesado acabou por ser multado, mas a coima foi contestada e os registos da própria viatura revelam que o camião nunca chegou a atingir a velocidade apontada, uma vez que não pode ultrapassar os 90 quilómetros/hora. Vários condutores apontaram falhas aos radares e as empresas de transportes reclamaram das multas recebidas.
Agora, em comunicado, a ANSR reconhece que houve “problemas pontuais com origem numa falha técnica e que já se encontra resolvida”. Por isso, a autoridade decidiu arquivar os autos de contraordenação “resultantes desses problemas”.
Na mesma nota, a ANSR também revela que foram feitas revisões a todos os radares instalados “em condições semelhantes” de modo a garantir a “máxima segurança e estabilidade do sistema”. A entidade garante que essas revisões não detetaram problemas adicionais, sendo que os radares “estão a funcionar no cumprimento estrito de todos os regulamentos legais”.
O processo de certificação e aprovação dos equipamentos “está sujeito aos requisitos legalmente estabelecidos, nomeadamente a sua verificação periódica pelo Instituto Português da Qualidade”, lembra o organismo.
A ANSR sublinha também que, no primeiro mês de funcionamento dos novos radares e nos locais onde foram instalados, houve “uma expressiva diminuição da sinistralidade” com zero mortes e zero feridos graves e ainda “uma redução de 80% no número de veículos em excesso de velocidade”.
Além do radar de velocidade instantânea na EN234, também foi instalado um outro radar na A25, que atravessa o distrito de Viseu. O equipamento foi colocado na zona de Águeda e mede a velocidade média, ou seja, o tempo que o carro demorou para percorrer um determinado trajeto.
Em setembro, Novos radares na A25 e na Estrada Nacional 234 a partir desta sexta-feira de controlo de velocidade e, até ao final do ano, o número vai aumentar.