A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O distrito de Viseu encontra-se sob aviso amarelo, devido às elevadas temperaturas, até às 18h00 de sábado.
Desta forma, as autoridades de saúde, juntamente com Proteção Civil, lançaram vários conselhos à população desde a constante hidratação, uso de protetor solar.
Das várias recomendações, a enfermeira Alice Venâncio alerta para a ingestão de líquidos, “sobretudo água ou sumos naturais sem açúcar e evitar bebidas alcoólicas”. Um conselho que se estende a toda a população, no entanto é necessário ter em atenção as “pessoas idosas, crianças, pessoas acamadas e outras que de certa forma estão mais expostas ao calor”, afirma.
Ainda de acordo com a própria, “devemos reforçar a ingestão de alimentos com elevado teor de água e ricos em sais minerais – frutas, legumes crus e sopas -, fazendo refeições fracionadas ao longo do dia”.
Relativamente à exposição ao calor, sempre que possível deve ser evitada, “especialmente entre as 11h00 e as 17h00, permanecendo em ambientes mais frescos ou climatizados, sem esquecer o protetor solar”. refere Alice Venâncio.
As autoridades de saúde recomendam também o uso de roupas leves, de preferência de algodão e de côr clara.
A Proteção Civil alerta, mais uma vez, para o risco de incêndio durante este período, recordando que até ao fim de setembro é proibido fazer queimadas ou queimas, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural e fumar ou fazer qualquer tipo de lume na floresta. Salienta ainda para a proibição de lançar balões de mecha acesa ou foguetes e fazer trabalhos na floresta que possam causar faíscas.
Veja as temperaturas previstas para o fim de semana Temperaturas perto dos 40 graus no fim de semana