Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
O Museu Terras de Besteiros, em Tondela, acolhe a partir desta sexta-feira (14 de março) a primeira das “Exposições Vivas” dedicadas ao artesanato tradicional do concelho. As mostras recordam os ofícios tradicionais artesanais que permanecem ainda hoje em Tondela e contam com a participação dos próprios artesãos que vão demonstrar ao vivo a sua arte.
A primeira exposição, com inauguração marcada para as 18h00 de sexta-feira, será dedicada ao Barro Negro de Molelos, que está em vias de ser inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. No Museu Terras de Besteiros, vão estar expostos objetos e peças de louça preta que foram selecionados pelos oleiros locais em função do respetivo significado profissional e pessoal, mas não só.
Por tratar-se de uma exposição “viva”, os artesãos vão mostrar a sua arte ao vivo durante três dias específicos. As primeiras demonstrações vão decorrer a 19 de março, Dia Mundial do Artesão, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h30 às 16h30. O Museu Terras de Besteiros vai receber outros oleiros a 25 e 28 de março, das 14h30 às 16h30. A exposição deixa de estar patente no dia 29.
A entrada na exposição é gratuita e não necessita de inscrição prévia, exceto para turmas escolares. Os estabelecimentos de ensino devem contactar o Museu através do número de telefone 232 811 125 ou recorrer ao endereço de correio eletrónico: museu.terras.besteiros@cm-tondela.pt.
As “Exposições Vivas”, organizadas pelo Museu Terras de Besteiros e pelo Posto de Turismo de Tondela, vão continuar com a Cestaria e Flores de Madeira de Nandufe em exposição de 7 a 30 de abril e com o Linho de Castelões de 9 a 24 de maio.