Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…
O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…
O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
O campeonato Bombeirinho de Ferro, que junta crianças e jovens de corporações de bombeiros do país, regressa a Lamego nos dias 24 e 25 de maio. A competição organizada pelos Bombeiros Voluntários locais vai agora na sexta edição. Os promotores esperam que, este ano, a iniciativa seja “certamente um sucesso” e com “mais participantes”.
“Pretendemos dar a conhecer à população em geral, num ambiente de espetáculo, algumas das atividades desenvolvidas na formação das escolas de infantes e cadetes, destacando a condição técnica e psicológica inerentes ao desempenho”, enfatizam os Bombeiros Voluntários de Lamego.
As provas irão ser realizadas “num ambiente controlado e competitivo”, onde os bombeiros de palmo e meio farão “uma série de tarefas ilustrativas do seu quotidiano adaptadas às mais diversas idades”, salienta a corporação organizadora.
Entre essas tarefas estão, elenca, “subir as comunicações verticais, elevar material, montagem de linhas de mangueiras, enrolar mangueiras, resgatar vítimas, transpor obstáculos e transporte de equipamentos”, tendo como cenário de fundo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
“O maior objetivo deste evento é dignificar o nome de Lamego e do seu corpo de bombeiros levando bem alto, mais uma vez, o nosso prestígio no universo dos bombeiros portugueses, bem como a proximidade entre os bombeiros e a população em geral, lamecenses em particular”, remata a corporação.
No ano passado, o Bombeirinho de Ferro contou com participantes vindos de 29 corporações do país.