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O que nos motiva a escolher uma marca em detrimento de outra? O que nos faz entrar numa loja em vez da outra? Escolher um produto em vez de outro?
A capacidade de diferenciação das marcas, pessoas, bens, serviços, é a capacidade de executar melhor o propósito das nossas próprias marcas.
Se falarmos da Coca-Cola e da Pepsi-Cola, uma parte das pessoas preferirá uma em vez da outra. E, se analisarmos bem o mercado, ainda encontraremos pessoas que preferem outras marcas menos conhecidas ou até as chamadas marcas brancas do super-mercado. Ou ainda as que, dentro dos refrigerantes preferem bebidas sem sabor a «cola», como a Sprite ou 7Up.
Para se chegar a este ponto as marcas tiveram que fazer um trabalho específico de se conhecerem enquanto produtos, enquanto marcas, quais o ou os factores que as diferenciam da concorrência, ou, se não o fizeram, o mercado acaba por fazer por elas.
Uma coisa que por vezes ainda é difícil de compreender às marcas, particularmente às nacionais, é essa capacidade de entender que há um público para cada marca. Nenhuma marca, por princípio, se abstém de vender o que produz a quem quer comprar, mas, uma marca conhecedora de si mesma sabe que, apesar disso, não comunica, não publicita, não se dirige, à generalidade do público presente, e sim ao público específico que melhor se adequa ao que são, para estarem alinhados e corresponderem com o que são aos que a procuram.
Voltando ao conceito inicial, a vários níveis, emocionais, financeiros, sociais, fazemos escolhas das marcas que gostamos e com quem queremos lidar, a tal loja onde queremos entrar, o tal produto que escolhemos em detrimento de outro.
O conhecimento do que somos, o que é o nosso produto, como somos vistos pelos outros, o que nos diferencia, a quem nos queremos dirigir, como nos dirigirmos a esse público, os vários passos que podemos dar, para nos conhecermos, para conhecermos a quem nos queremos dirigir, serão tópicos que iremos abordar aqui nesta rubrica, para ajudarmos a alavancar o tecido empresarial que entenda ser este conteúdo uma mais-valia na definição estratégica das diversas componentes de Branding que a vossa empresa pode desenvolver, no fundo, ajudar as empresas a definirem as suas estratégias de branding, onde por vezes interagiremos com o marketing, com o design, com a comunicação, com a publicidade, redes sociais, marketing digital, entre outros.
Fica como exercício para «trabalhos de casa» e estimular-lhe alguns minutos de pensamento:
«Conhece o seu produto? Qual o factor de diferenciação da sua marca, produto, serviço, para os seus concorrentes? Se chegou a uma diferenciação clara, é ela motivo agregador da estratégia da sua empresa, a todos os níveis?»
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Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
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Pedro Escada
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Joaquim Alexandre Rodrigues
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