Bispo papa francisco
Reunião Cm Tondela 22 abril 2025 2
urgencias_0
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Diário » Cabeça de lista da AD diz que governo quer ligação de Viseu à linha da Beira Alta

Cabeça de lista da AD diz que governo quer ligação de Viseu à linha da Beira Alta

António Leitão Amaro disse esta segunda-feira que o governo da AD fez mais por Viseu em 11 meses do que o PS em oito anos

pub
 Cabeça de lista da AD diz que governo quer ligação de Viseu à linha da Beira Alta - Jornal do Centro
14.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cabeça de lista da AD diz que governo quer ligação de Viseu à linha da Beira Alta - Jornal do Centro
14.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cabeça de lista da AD diz que governo quer ligação de Viseu à linha da Beira Alta - Jornal do Centro

António Leitão Amaro disse esta segunda-feira que o governo da AD fez mais por Viseu em 11 meses do que o PS em oito anos. O cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Viseu anunciou que este governo, do qual ainda é o ministro da Presidência, colocou em andamento “ambições antigas”, nomeadamente a ligação ferroviária de Viseu à linha da Beira Alta.

“É uma decisão estratégica já assumida pelo Governo e enquadrada no Plano Nacional Ferroviário, aprovado há cerca de um mês. O plano nacional ferroviário é o grande documento enquadrador daquilo que Portugal vai fazer na sua ferrovia”, destacou Leitão Amaro.

Segundo o candidato, a ligação ferroviária a Viseu, “abandonada nos últimos anos”, volta assim a figurar entre as prioridades do planeamento nacional. Recordou que a solução estruturante é a linha entre Aveiro, Viseu e Vilar Formoso, articulando-se com a Linha da Beira Alta. No entanto, o ministro reconheceu que este é um projeto “de muito longo prazo”.

“Assumimos este projeto em articulação com os nossos congéneres espanhóis e firmámos esse compromisso na Cimeira Ibérica de Faro”, referiu, acrescentando que enquanto a nova linha não avança, foi acordada com os autarcas uma soluçãomais rápida que passa, então, por um ramal que ligará diretamente Viseu à Linha da Beira Alta.

Segundo Leitão Amaro, trata-se de uma decisão estratégica já tomada, com os aspetos técnicos a cargo da Infraestruturas de Portugal. 

A mobilidade foi uma das áreas que o candidato destacou na apresentação da lista da AD por Viseu às legislativas de 18 de maio. Além da ferrovia, falou no IP3, afirmando que se “hoje a obra existe” foi porque o governo AD a “destravou” e deixou um desafio. “O governo achou que o IP3 tem de ter perfil de autoestrada em todo o percurso. O PS apoia esta escolha ou a solução do Pedro Nuno Santos (duplicação em 80 por cento do troço) e ficar sem autoestrada entre Viseu e Coimbra”, questionou. 

Outra das áreas abordadas foi a saúde, com o ministro a recordar que “após placas e anúncios (para a radioterapia), este governo aprovou um investimento de 37 milhões de euros. O Hospital de Viseu não teve um investimento tão grande desde que foi construído”, salientou, destacando ainda a construção do hospital psiquiátrico e os “mais de 45 milhões de euros em requalificações dos centros de saúde”

“Quando chegámos ao governo tínhamos o distrito sem urgência pediátrica. Hoje temos cobertura com trabalho em rede e esta foi a primeira prioridade resolvida”, disse ainda. 

O ensino e a água foram duas outras áreas onde Leitão Amaro referiu que o governo respondeu às aspirações dos viseenses, com o “resgate” do projeto de construção da barragem de Girabolhos e com o financiamento para a barragem de Fagilde. 

“Tudo isto foram decisões tomadas em apenas 11 meses e os que os viseenses podem saber é que passámos de um ciclo em que o distrito esteve esquecido durante oito anos para tudo acontecer em 11 meses. Posemos em andamento ambições antigas que os governos socialistas meteram na gaveta”, reforçou. 

E é com esta ideia de “continuar a fazer” que o candidato apresentou a lista que se candidata às eleições e que conta com Pedro Alves, Inês Domingos e Carlos Silva Santiago. Em quinto lugar está o ainda secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e em sexto Isabel Fernandes. O sétimo lugar é ocupado por Manuel Carvalho, o homem de Armamar apontado pelo CDS. Em oitavo lugar aparece Bruno Faria. 

pub
 Cabeça de lista da AD diz que governo quer ligação de Viseu à linha da Beira Alta - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Cabeça de lista da AD diz que governo quer ligação de Viseu à linha da Beira Alta - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar