A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Nelas reforçou as medidas de apoio à comunidade e ao território afetados pelos recentes incêndios com uma nova equipa que se vai juntar à equipa multidisciplinar que continua no terreno.
Segundo a autarquia, esta nova equipa vai fazer o levantamento dos dados nos equipamentos municipais e “validar e fazer estimativa de custos dos levantamentos efetuados e de novos que surjam”, entre outros trabalhos.
“Importar os danos recolhidos até à data para os formulários da CCDR Centro, inserir novos reportes e estipular valores de acordo com os formulários da CCDRC será o trabalho de extrema relevância que técnicos do setor vão desenvolver”, refere o município.
Esta semana, os técnicos da equipa “O Município de Nelas Cuida+” continuam com os trabalhos e intervenções nas localidades afetadas pelos incêndios. Esta segunda e terça-feira (30 de setembro e 1 de outubro), vão estar em Senhorim. Na quarta-feira (dia 2), seguem viagem até Folhadal e Caldas da Felgueira.
Para quinta-feira (dia 3), a equipa vai passar por Vale de Madeiros e Urgeiriça. Na sexta-feira (dia 4), o trabalho vai ser feito em Lapa do Lobo.
A equipa vai acompanhar as situações “já avaliadas e registadas”, prestar aconselhamento psicológico e social, identificar novos casos e dar resposta a fragilidades em bens de primeira necessidade, saúde, ação social e alimentação animal.
A Câmara garante ainda que, a partir desta segunda-feira, vai continuar a ser distribuída ração animal, mas também para o setor da apicultura (alimentação para abelhas), e a ser reforçado o apoio às sementeiras “no intuito da preservação da biodiversidade e estabilização dos terrenos”.
Esta sexta-feira, o ICNF vai realizar trabalho de campo no concelho “a fim de se terminar o relatório de estabilização”.
A Câmara de Nelas sublinha que os danos causados pelos incêndios “continuam a ser objeto de levantamento pelo Município de Nelas, em estreita colaboração com a CCDRC Centro, no sentido de articular uma resposta rápida e eficaz às necessidades locais”.
O município apela ainda à colaboração para o registo de danos e pedidos de apoio através das juntas de freguesia de Canas de Senhorim, Lapa do Lobo, Nelas e Senhorim, dos serviços de intervenção social da Câmara e do Número de Emergência Municipal (963 633 682 e 232 944 842).
Bombeiros, Proteção Civil e sapadores fazem trabalhos de emergência
Também segundo a Câmara, as equipas da estabilização de emergência vão avançar com novos trabalhos no concelho, com a intervenção da Proteção Civil Municipal e das equipas de intervenção permanente dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e de Nelas, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Entre as intervenções previstas estão a sementeira de gramíneas, a limpeza e estabilização das linhas de água, a criação de barreiras de estabilização, o arranjo dos caminhos florestais e a estabilização de taludes. “Estabelecer e reforçar meios para evitar o deslizamento de terras, resíduos e sedimentos para as linhas de água é uma das prioridades máximas das intervenções a reforçar e consolidar”, acrescenta a Câmara.
Os sapadores florestais também vão intervir com o corte de árvores que apresentam risco para a rede viária nas localidades das Caldas da Felgueiras, Vale de Madeiros, Folhadal e Igreja, com o apoio dos Bombeiros de Canas de Senhorim e de Nelas.